Disney Baby

Mamada dos sonhos

Por Marina Breithaupt

Com o intuito de prolongar o período de sono dos bebês, a técnica da "mamada dos sonhos" vem se tornando cada dia mais comum entre as mães

Mamada dos sonhos

Não tenho dúvidas sobre as dificuldades que toda mãe enfrenta, principalmente nos primeiros meses depois da chegada do bebê. São muitas mudanças e a adaptação para essa nova fase da vida nem sempre é tranquila.

Ser mãe não é fácil, mas de todas as dificuldades, na minha opinião, a privação de sono é a pior.

A falta de continuidade, poucas horas ou quase nenhum minuto de sono durante a noite sempre me afetou muito.

Pesquisando soluções, descobri a técnica conhecida como "Mamada dos Sonhos", ensinada por Melinda Blau no livro "Os Segredos de uma Encantadora de Bebês" e tendo como base a experiência das amigas que tentaram.

Apliquei por um tempo aqui. Na época que fiz o teste Mel não acordava tantas vezes durante a noite e, para minha surpresa, passou a não acordar por alguns meses.

Por aqui essa técnica funcionou até começarem a nascer os dentinhos, por volta dos seis meses. Foi aí que Mel se transformou em outro bebê, o que é bem normal no desenvolvimento deles.

Basicamente a técnica funciona assim:

Oferecemos ao bebê DORMINDO a mamada, seja mamadeira ou peito. A ideia é retirar o bebê do berço ou cama e colocá-lo no colo. Eu fazia exatamente assim porque Mel mama no peito, mas muitas amigas que já haviam introduzido fórmulas acabavam dando a mamadeira com o bebê ainda no berço, tomando os devidos cuidados, claro!

Cada família tem uma rotina, porém o horário ideal para aplicar a técnica seria entre 22h e 23h, mantendo uma rotina sempre no mesmo horário. Ah! É importante não passar o horário para não invadir a madrugada e é exatamente isso que a mamada do sonho tenta evitar, que o bebê acorde no meio da noite por sentir fome.

A ideia é que ao mamar dormindo, o bebê prolongue as horas de sono, pulando as mamadas da madrugada.

Vale lembrar que nada acontece de um dia para outro. Pode ser que o bebê custe a "pegar" o leite oferecido enquanto ele dorme, pode ser que isso demore dias ou semanas para acontecer.

Enfim, mesmo tendo sucesso com a mamada dos sonhos hoje travamos uma luta quando o assunto é sono. Porém, sei que a técnica me ajudou bastante e foi sucesso com os bebês de várias amigas. Vale a pena tentar! Cada bebê é único e por isso resolvi compartilhar minha experiência.

Você já conhecia essa técnica? Qual sua experiência? Conta para gente!

Um beijo,

(Imagem: Shutterstock.com)