Disney Baby

Maneiras de incentivar a amizade entre os pequenos

O jeito de eles se relacionarem pode ser diferente do que você imagina entre dois amigos, mas dê tempo ao tempo para as crianças criarem vínculo entre elas

Maneiras de incentivar a amizade entre os pequenos

Quem disse que bebês e crianças são muito novos para fazerem amizades que duram a vida toda? Aí vão 6 dicas para ajudar seu filho a criar um círculo de amigos.

Marque um dia de brincadeira no parque

Pegue seu pequeno e um amigo e vá ao parque. Os pais podem caminhar e conversar, enquanto levam as crianças para respirar ar fresco. Deixe os bebês curtirem a grama. E mesmo que eles não estejam se comunicando ainda, vão passar a reconhecer o rosto do amigo e quem sabe até role uma troca de sorrisos.

Esteja pronta para “brincadeiras paralelas”

Não se preocupe se no grupo de bebês em que seu filho estiver, eles não estejam brincando exatamente um com o outro. Nessa idade, é absolutamente normal cada um brincar de uma coisa diferente.  Pode ser que a única interação seja para pegar o brinquedo do amigo, e isso é normal. Não insista, o que pode ser feito é incentivar o vínculo entre eles apresentando o novo coleguinha e repetindo seu nome.

Busque o aconchego de um livro

Basta começar a ler para uma criança, pode ter certeza que logo outras se juntarão a vocês para ouvir a história e ver as ilustrações. Escolha livros com personagens conhecidos pelos pequenos, pouco texto e muitas cores.

Incentive atividades em grupo

Não espere que seu filho vá dividir brinquedos de livre e espontânea vontade. Essa compreensão leva tempo. Incentive jogos com bola, pega-pega ou estourar bolinhas de sabão. Atividades físicas que aumentem a coordenação motora são mais apropriadas para essa idade. Crianças mais velhas podem curtir pintura com o dedo ou dançar com os amigos.

Crie o vínculo no momento do lanchinho

Bebês e crianças ficam mais bem humorados quando têm um lanchinho para dividir e ficam com a barriguinha cheia. Eles podem comer juntos, como em um piquenique.

Valorize personalidades diferentes

O que fazer quando duas crianças não se dão bem? Às vezes é melhor marcar o dia de brincar apenas com um amigo. Isso vai permitir que os pequenos se conheçam melhor e talvez disputem menos. E não ligue se houver um ataque de nervos ou de birra – essas coisas acontecem, até mesmo entre dois amigos.

(Baseado no texto)

(Foto: Getty Images)