Disney Baby

O significado pode ser um critério para escolha do nome do seu filho

Por Helena e Joana Cardoso

Conheça o significado dos nomes mais populares de 2014. Qual você escolheria para nomear seu bebê?

O significado pode ser um critério para escolha do nome do seu filho

Quando escolhemos o nome para nosso filho, fazemos isso de acordo com algum critério que estabelecemos.

Através dessa escolha, podemos homenagear alguém, assim como exprimir nossa expectativa quanto à pessoa, pelo fato de repetir o nome de alguém que admiramos, ou através do significado dele.

Para facilitar a escolha dos que estão indecisos, abaixo está a lista dos nomes mais populares do ano de 2014 e seus respectivos significados.

Lembrando que, através deles, podemos identificar as expectativas e desejos sobre essa criança.

 

Nomes de meninos

. MIGUEL: de origem Hebraica, significa “o que é como Deus”. Na bíblia, aparece como um arcanjo e é tido como um símbolo de humildade diante de Deus.

. DAVI: de origem hebraica, significa o “amado”, “querido”, “predileto”. Tornou-se o rei e o profeta de Israel. É atribuída a Davi a autoria de vários salmos. Jesus é descendente direto da tribo de Davi.

. ARTHUR: de origem incerta, significa “pedra” ou “grande urso”. Popularmente conhecido pela espada retirada da pedra por rei Arthur.

. PEDRO: de origem grega, tradução da palavra “petra”, significa “pedra” ou “rochedo”. Pedro foi um dos discípulos mais próximos de Jesus, e considerado um dos pilares da igreja católica.

. GABRIEL: tem origem do hebraico e significa “homem de Deus” ou “homem forte de Deus”. O arcanjo Gabriel, segundo a bíblia, foi o portador de boas novas. É o padroeiro das telecomunicações e dos embaixadores.

 

Nomes de meninas

. SOFIA: do grego, significa “sabedoria” e “sabedoria divina”. Deu nome à Basílica de Santa Sofia, em Istambul, erguida pelo império bizantino no século VI.

. ALICE: originado do germânico, significa “de qualidade nobre”. O nome esteve muito em voga na idade média e depois caiu em desuso até regressar com “Alice no País das Maravilhas”.

. JULIA: do latim, significa “cheia de juventude”. Há quem acredite que a origem está, na verdade, relacionada ao deus romano Júpiter, e significa “filha de Jupiter”.

. ISABELA: significa “casta”, ”pura”. Variante do nome Isabel que tem origem no hebraico.

. MANUELA: originado a partir do hebraico, significa “Deus está conosco”. É a forma feminina de Manuel.

 

Por Joana Cardoso

(Foto: Morguefile)