Disney Baby

Parto natural sem segredos

Por Marina Breithaupt

Melhor para mães e bebês, o parto natural traz muitos benefícios e é possível se preparar para viver esse momento com mais tranquilidade

Parto natural sem segredos

Eu passei por duas cesáreas e acreditava que iria morrer sem saber do que se tratava trazer ao mundo uma criança de maneira natural.

Quando engravidei pela terceira vez, não achei que fosse possível tentar um parto natural como eu gostaria que fosse; acreditava estar fadada a outra cirurgia.

Pesquisando, descobri que era, sim, seguro e comecei a buscar um médico que me apoiasse nessa aventura.

Como tive problemas com a última anestesia que tomei - no parto do Theodoro, hoje com 5 anos -, comecei a namorar a ideia de um parto natural, ou seja, sem analgesia.

Cheguei a uma equipe humanizada que me ajudou muito durante todo o processo e, no final, tive um parto rápido - com longo trabalho de parto, porém, não sofrido (leia aqui o relato de parto), além de um pós-parto maravilhoso.

O mais importante para quem procura um parto natural é saber que é possível se preparar durante a gestação - e até antes! - e, assim, conseguir otimizar muito o trabalho de parto e tornar a recuperação no pós-parto um sucesso.

Como já passei por isso, posso te dar algumas dicas sobre:

Preparação psicológica:

  • Leia muito (algumas dicas aqui). Não só livros, mas também os relatos de partos disponíveis pela internet.
  • Procure aprender técnicas para superar as dores das contações. São muitas, como: visualizações, vocalizações e afins.

 

Preparação física:

  • Fisioterapia para preparar o períneo pode ser uma grande aliada. Evita lacerações e epsiotomia, além de proporcionar um melhor pós-parto. Exercícios para o períneo valem ouro!
  • Yoga pode ajudar muito durante o trabalho de parto. Há posições que auxiliam no alívio das dores e até facilitam para que a descida do bebê seja mais rápida. Aliás, ter um bom preparo físico pode ajudar a enfrentar trabalhos de parto mais longos.

 

O parto natural pode parecer assustador nos dias de hoje, mas não tem nada disso. Estando preparada para passar por esse momento, nós, mulheres, "tiramos de letra"!

(Foto: Arquivo pessoal)