Disney Baby

Pouco tempo de sono

Por Marina Breithaupt

A maternidade é cheia de desafios. Um dos mais difíceis? A privação de sono!

Pouco tempo de sono

Alguns podem achar que o bebê não vai dormir por um período curto de tempo - afinal, o que são algumas semanas de olheiras na nossa vida diante da alegria da chegada de um filho? Acontece que nem sempre é assim, há bebês e bebês.

Tem bebê que não deixa a mãe nem se quer saber o que é uma noite em claro, os bebês que dormem a noite toda desde que chegam da maternidade. Tem aqueles que só deixarão os pais acordados durante as crises de cólicas e dentes, de tempos em tempos, vão dar aquele descanso e merecidas horas de sono. E tem bebês (tipo os meus!) que por algum acordo dos céus não dormem nem um par de horas seguidos. São os bebês tele sena, sabe?

Sei lá o que fiz nessa vida para ser agraciada por três bebês insones!

Já me culpei, já tentei todas as simpatias...já falei com vários especialistas, já viramos as crianças do avesso esperando descobrir algum "defeito de fábrica" para culpar.

Meus filhos, quando bebês, nunca conseguiram engatar muitas horas de sono direto. Ponto final.

Claro que há noites de exceção, aquelas quando você não é solicitada na madrugada, mas acorda desesperada achando que aconteceu alguma tragédia com o bebê no berço. O coração dispara e você corre até o berço esperando pelo pior. Viu, só? Até nas noites "de folga" provavelmente você acordará se tiver um bebê como os meus.

Agora Mel está com 20 meses, dentes saindo, dificuldades no desmame noturno...ainda acordamos bastante. Nas noites boas, ela dorme por volta das 21hrs e vai direto até às 4 da manhã. Essas noites são férias na Disney para mim! Como ela ainda é amamentada, fica difícil de ter ajuda, alguém que possa ficar com ela para me ajudar (leia-se para eu dormir).

Sou aquele tipo de pessoa que quando está com sono não é nem gente, se arrasta. São épocas complicadas para mim. Privação de sono é um dos maiores desafios da maternidade na minha opinião.

Quando estamos cansadas parece que nada dá certo, não temos disposição para coisas novas, para mudar hábitos. Ficamos impaciente com todos e com tudo. Privação de sono pode ser até motivo de brigas entre os casais com bebês pequenos. Aqui acontece bastante. É que o cansaço muitas vezes fala por nós!

Ser mãe tem muitos lados: o B,C, D... O lado A é puro amor... depois vêm as outras coisas! Essa é a ordem de tudo porque, claro, o amor supera as dificuldades, mas nem por isso elas deixam de existir. Queria saber de você: qual o seu maior desafio na maternidade/paternidade?

Um beijo,

(Imagem: Shutterstock)