Disney Baby

Quando devemos iniciar a higiene bucal dos bebês?

Por Marina Breithaupt

É preciso prestar atenção aos primeiros dentinhos, mesmo antes deles aparecerem

Quando devemos iniciar a higiene bucal dos bebês?

Num piscar de olhos o sorriso banguela dá lugar aos primeiros sorrisos com dentinhos - ainda tímidos - à mostra.

Porém, não é só a partir daí que os cuidados com a boquinha dos bebês começam... 

Primeiro, vale resslatar que essa é uma questão delicada, que somente um profissional, o pediatra do bebê, deve orientar. Há várias linhas de pensamento. Para alguns médicos, os bebês que são amamentados exclusivamente por leite materno não têm a necessidade da higiene bucal, pois o leite já possui propriedades que protegem toda a cavidade oral.

No entanto, desde que a Mel nasceu, a pediatra nos orientou a fazer a limpeza da boquinha dela com certa regularidade, com uma gaze e água filtrada ou ainda usando uma dedeira de silicone - essa última opção foi a que escolhi para cuidar de sua boquinha.

Fazemos essa limpeza nas gengivas desde que a Mel mamava o leite materno exclusivamente e continuamos depois da introdução dos outros alimentos, que aqui só aconteceu por volta dos 7 meses.

Acredito que na realidade é mais do que uma questão de higiene nessa fase, é também uma questão de criar o hábito. É importante acostumar o bebê com esse ritual desde cedo, pois assim o processo ficará muito mais natural lá na frente, quando realmente a limpeza será fundamental.

Mel hoje está com 10 meses, já possui 3 dentes e troquei a dedeira de silicone 2 vezes. Esses dias achei que estava na hora de fazê-lo novamente e foi quando li na embalagem a recomendação do fabricante para usá-la até os 6 meses.

Foi então que entendi que já estamos em uma nova fase e fui atrás de uma escova própria para os primeiros dentinhos, uma fase intermediária, depois da dedeira de silicone e antes das escovinhas infantis tradicionais. Há algumas opções dessas pequenas escovas no mercado, é só procurar!

Os dentinhos dos bebês precisam de atenção. Há profissionais especializados em cuidar da saúde bucal dos bebês e crianças. Logo, logo procuraremos um para a Mel.

Por hora nossa pediatra tem nos acompanhado e dado todas as dicas necessárias para a limpeza e cuidados com a chegada dos pequenos dentes de leite - que aliás são pequenos de tamanho, mas dependendo do bebê, chegam trazendo grandes mudanças de comportamento, já que o desconforto que causam pode ser bem grande. É, não é só o sorriso que muda nessa fase, o humor dos pequenos também pode sofrer alterações, como já contamos aqui.

Um beijo

(Imagem: Shutterstock.com)