Disney Baby

Quando o bebê não quer leite

Por Marina Breithaupt

O que fazer quando o bebê não aceita nenhum leite?

Quando o bebê não quer leite

Mel está com 18 meses e ainda a amamento. Já dei alguns passos em direção ao desmame noturno, como contei aqui.

O ministério da saúde recomenda que o aleitamento materno aconteça até os dois anos da criança e claro, pode passar muito além desse tempo.

O leite materno é sim o melhor alimento para os bebês. Deve ser ofertado exclusivamente até os 6 meses, quando ocorre a introdução alimentar, ou seja, o bebê começa a comer frutinhas e outros alimentos.

A minha questão aqui é que, apesar de todas as recomendações, cada mãe deve decidir junto com seu bebê até quando o aleitamento deve ocorrer. Essa é uma decisão única e exclusivamente da mãe e deve ser respeitada - e também deve haver muito conhecimento antes de qualquer decisão.

Cada família tem uma rotina, um estilo de vida e cabe a cada uma decidir sobre essas questões, não é mesmo?

Bom, eu senti que era hora de iniciar o desmame noturno e tentei oferecer algumas fórmulas indicadas pelo pediatra para o caso de ela aceitar uma mamadeira durante a noite, assim eu poderia deixá-la sob os cuidados das avós e me ausentar por um final de semana tranquilamente.

Parecia o paraíso se não fosse o fato de que Mel nunca aceitou leite algum na mamadeira, nem no copo, nem no canudo e nem de maneira nenhuma!

Conversando bastante com minha pediatra comentei sobre o meu medo de fazer o desmame noturno e com isso causar o desinteresse pelo leite materno durante o dia também. Como seria se ela recusasse o peito e também não aceitasse nenhum outro leite?

Fui tranquilizada, pois nós, seres humanos, não fomos programadas para "mamar" por tanto tempo. Há outras formas de se ter os mesmo benefícios do leite sem consumi-lo. Basta, para isso, oferecer uma dieta bem balanceada ao bebê.

Estamos em uma fase em que ela come muito bem e aceita de tudo, isso me deixou bem mais tranquila.

Outra coisa que me foi apresentada são os leites vegetais, como leite de coco natural, leite de castanhas, entre outros. Já ofereci e Mel aceita durante o dia, mas ainda não quer saber de nada que não seja peito durante a noite, nem mesmo água!

O melhor quando estamos em algum impasse com os bebês é sempre procurar ajuda e nessa hora conte com um pediatra que siga a mesma filosofia que você, assim as soluções aparecem mais facilmente. Esse assunto é complicado de se conversar com algumas pessoas, pois todo mundo sempre vai achar que a criança precisa do leite e ponto final. Ouvi muito isso.

Converse sempre com profissionais quando o assunto for alimentação e nutrição, pediatras e nutricionistas são nossos melhores amigos nessas questões!

Fiquei feliz em saber que não só eu que passei por esse momento da recusa de outro leite e de mamadeiras, meus outros filhos não passaram por isso e confesso que me senti muito perdida.

Abri meu coração algumas vezes lá pelo meu Instagram ( me segue por lá @blogpetitninos) e conheci outras mães passando pelo mesmo dilema. Foi ótimo trocarmos ideias e receitinhas. Se você tiver alguma dica, compartilhe aqui com a gente!

Um beijo,

(Imagem: Shutterstock.com)

comentarios desmame, leite, leite materno