Disney Baby

Segurança nos parquinhos infantis: você também é responsável por ela

Por Jorge Freire Jr.

Acidentes acontecem. Porém, em sua grande maioria, podemos evitá-los com uma simples inspeção

Segurança nos parquinhos infantis: você também é responsável por ela

Sempre que vou a um parquinho com o Padawan faço uma inspeção para verificar o estado dos brinquedos. Parece coisa de neurótico, mas acredito que essa medida minimiza muitos acidentes.

Ao fazer a inspeção me concentro em:

  • Verificar se parafusos estão bem presos - os da balança, por exemplo
  • Se existe algum brinquedo de metal

 

Já soube de vários acidentes onde não só a balança se desprende da corrente como também da barra que a segura. Nesse último caso é até pior, pois pode atingir a cabeça dos Padawans e o ferimento será muito grave.

Várias vezes fiquei assustado com a quantidade de parafusos soltos e/ou falta deles em minhas inspeções. Em muitos casos eu conseguia apertar com a mão e os deixava seguros por algumas horas. Quando não conseguia, chamava o responsável, mostrava os problemas e solicitava que arrumasse ou fechasse o parquinho. Geralmente, eles saiam correndo e voltavam com ferramentas e tudo ficava ok.

Sim, eu sei que a responsabilidade dessa manutenção é de quem zela pelo parquinho, mas infelizmente as prioridades são outras e a última coisa que fazem, e quando fazem, é checar se tudo está em ordem.

Escorregador de metal

Quando eu era um Padawan morava em prédio e no playground todos os brinquedos eram de metal, inclusive o escorregador. Um amigo meu foi descer, em um dia de calor intenso, e sofreu uma queimadura de 2º grau nas pernas. Não gosto nem de lembrar desse dia, pois me marcou muito!

Por isso, verifique se o escorredor é de metal e se está muito quente. Estando, evite o uso de todos. E se não estiver quente, preste atenção se não está enferrujado, descascado ou com pregos aparentes.

A dica que eu dou é sempre usar brinquedos de madeira e fazer a manutenção preventiva. Se você mora em um local que tenha brinquedos, não espere que o zelador faça a manutenção. Não custa nada você descer lá com um alicate e/ou chave de fenda e apertar os parafusos e porcas dos brinquedos. E se tiver algum de metal, angarie assinaturas de vizinhos para que na próxima reunião de condomínio possam votar para fazer a troca pelos de madeira.

Ninguém, ao colocar esses brinquedos, tem a intenção de causar algum mal. Mas acidentes acontecem. Vamos ajudar a diminuir esses acidentes?

LEIA MAIS
Brincar no parquinho é ótimo! Mas exige atenção...
Miniguia para as crianças se divertirem ao ar livre de modo seguro e confortável - e as mães ficarem sossegadas

(Foto: Arquivo pessoal)