Disney Baby

Sinais de que o bebê está mamando corretamente

Por Marina Breithaupt

Como saber se de fato o bebê está mamando o suficiente para estar bem?

Sinais de que o bebê está mamando corretamente

Quem amamenta ou já amamentou sabe que essa é uma grande questão: será que meu bebê ingeriu a quantidade suficiente de leite?

Diferente de fórmulas em mamadeiras, onde é possível mensurar a quantidade de leite ingerida, a amamentação é cheia de mistérios nesse sentido. Não temos como saber a quantidade e quanto tempo o bebê leva para mamar uma quantidade "X" de leite. É meio apavorante imaginar que algo pode não estar indo bem, que o bebê pode sentir fome ou que lhe falte o necessário.

Acho que toda mãe que amamenta já se viu perdida e com medo. É como se estivéssemos sem o controle da situação.

Existem alguns sinais de que tudo está indo bem e é preciso confiar na natureza inteligente dos bebês, o instinto poderoso de sobrevivência e claro, no nosso corpo, que é capaz de produzir muito leite.

Algumas coisas básicas são bem importantes para o sucesso da amamentação, entre elas: a mãe se manter bem alimentada e hidratada, afinal o leite gerado é o que ela ingere!

Segundo ponto: ter certeza de que o bebê entendeu a pega correta do seio. Esse é o principal estímulo responsável pela produção do leite, ou seja, quanto mais o bebê mama, mais leite a mãe produz. Além disso, garantir que os seios não fiquem machucados previne interrupções na amamentação (garantindo a produção).

Alguns bebês já entendem a pega de primeira e outros precisam de uma forcinha, mas é só posicionar corretamente (caso não haja nenhum probleminha fisiológico como "língua presa") que tudo se resolve.

Também vale destacar que a livre demanda, pela minha experiência, é uma grande aliada para a produção do leite. Quanto mais o bebê solicitar o peito, mais leite produzimos. Então não vejo sentido em marcar intervalos e "hora certa" para as mamadas. Confio que o bebê sabe do que precisa e pedirá sempre que houver necessidade.

Outra ponto para avaliar se o bebê está mamando certinho é o peso e isso o pediatra acompanhará. Eles precisam ganhar peso. Se isso está acontecendo (não importa muito aqui a quantidade de peso, pois cada criança tem um biótipo - existem as mais magrinhas e as mais gordinhas, as mais altas e as mais baixas) e não há perda, é um sinal positivo!

Principais sinais de que o bebê está mamando bem:

Número 1 e Número 2

Xixi e cocô, não tem segredo, tudo que entra precisa sair. Então xixi clarinho e sem odor e fralda suja de cocô regularmente são sinais de que o bebê está bem alimentado.

Converse com o pediatra sobre a questão do cocô, pois nas primeiras semanas em que o bebê é amamentado pode haver dias sem e isso é normal também - aconteceu somente com a minha caçula, deu desespero, mas estava tudo bem!

Bebê tranquilo e satisfeito

Depois do esforço da mamada, o bebê de barriga cheia costuma ficar muito relaxado. Além disso, é possível sentir o leite descendo e ouvi-lo engolindo. Preste atenção aos sinais e lembre-se que há bebês que mamam por um tempo mais prolongado e bebês que mamam de pouco a pouco, ou seja, alguns precisarão de mais mamadas e outros solicitarão menos o peito. Não há uma regra e é preciso observar e conhecer os hábitos do seu bebê.

Ou seja, se o pequeno solicitar mais vezes o peito não é um sinal de que ele não mamou bem na última mamada ou que você está produzindo pouco leite. Os bebês são diferentes, as mães também!

(Imagen: Shutterstock.com)