Disney Baby

Sujeira na hora das refeições

Por Jorge Freire Jr.

Você deixa seu filho se sujar enquanto come? Pois saiba que isso faz parte e ajuda em seu desenvolvimento

Sujeira na hora das refeições

Um estudo apontou que 51% das crianças têm dificuldades na hora de comer (via). E a maioria dessas dificuldades é, infelizmente, por nossa culpa.

Queremos que nossos filhos se alimentem bem e acabamos tendo certos comportamentos que acabam atrapalhando mais do que ajudando.

Por exemplo, é normal a criança recusar uma refeição. Eles têm instintos que "apitam" quando alimentos novos são introduzidos. Por isso, os pais precisam ter paciência nesses momentos!

É preciso insistir, oferecer novamente, voltar a colocar esses alimentos em seus pratos. Assim as crianças vão se acostumando com aquele novo integrante e parte para experimentação.

Se forçamos, esqueça, a criança fica com birra e possivelmente irá odiar aquele alimento para o resto da vida.

Outro erro é o medo da sujeira que eles aprontam. 

É muito importante as crianças sentirem a comida. Eles precisam pegar, sentir a textura, a temperatura e fazer experimentações. Essas "brincadeiras" são cruciais para que criem intimidade - e percam o medo - dos alimentos.

A dica que dou é que coloque um prato na frente do seu filho com pouca comida e quando você dá a refeição, com um outro prato, deixem elas brincarem com o alimento.

Aqui funcionou com os dois dos meus filhos e o resultado é que comem de tudo! Quando tem algo novo e o mais velho torce o nariz, o convidamos a experimentar e em 100% das vezes ele acaba gostando.

(Imagem: Arquivo pessoal)