Disney Baby

Vacina: posto de saúde ou clínica particular?

Por Jorge Freire Jr.

Algumas vacinas estão em falta nas redes particulares. Tem algum problema dar vacinas nos postos de saúde municipais?

Vacina: posto de saúde ou clínica particular?

Desde que o Padawan nasceu, em 2010, optamos em dar as vacinas em um posto particular ao invés do posto de saúde municipal. 

Em ambos postos de saúde as vacinas são seguras e protegem a saúde dos Padawans. Muitos pensam que, na rede pública, a qualidade é inferior, mas isso não é verdade.

A razão de irmos ao posto particular é o conforto que algumas vacinas irão proporcionar aos bebês, pois acabam sendo de uma geração mais moderna. Muitas são combinadas com outras vacinas - evitando assim o número maior de picadas - e muitas delas são acelulares, que diminuem muito as reações adversas.

Porém, com a minha filha recém-nascida - ela tem 3 meses - tivemos de dar a vacina Hexavalente no posto de saúde da minha cidade, pois ela está em falta em todos os postos particulares.

Ela acabou levando uma picada a mais e ficamos preocupados com a reação, pois essa vacina no posto de saúde não é acelular. Ou seja, é de célula inteira.

Ficamos atentos a qualquer sinal de febre e dores, mas tudo saiu bem. Ela teve apenas um estado febril que passou sem precisar usar antitérmicos. 

Então, pais e mães, seja qual for o posto que vocês optarem, levem seus filhos para serem vacinados! Por mais que o nosso coração sofra em ver as picadas e as reações em nossos Padawans, é bem melhor sofrer por causa disso do que por uma doença!

E sempre consulte seu pediatra, ok? É a pessoa mais indicada para sanar todas as suas dúvidas.

(Foto: Getty Images)