Disney Baby

Você sabe o que é baby blues?

Por Marina Breithaupt

As mudanças hormonais que ocorrem durante o puerpério podem ocasionar mudanças no humor e isso é normal

Você sabe o que é baby blues?

O pós-parto é um período intenso e as semanas que sucedem o nascimento de um filho é conhecida como puerpério. É um tempo de adaptação do corpo e da mente à nova rotina, nova realidade, como já falei em outro post

O nosso humor oscila mesmo; já vivi isso antes e se repetiu novamente.

Estou falando do baby blues, uma melancolia que dura algumas semanas.

Vontade de chorar, insegurança e um tantinho de medo: essa confusão de sentimentos no mesmo momento em que vivemos a realização de um sonho - é uma situação complexa mesmo!

Já passei por isso e a vontade de esconder esses sentimentos é grande. Aparece aquela culpa insistente de estar se sentindo deprimida no momento em que deveríamos estar transbordando felicidade.

Eu me sentia feliz sim, na maior parte do tempo, e em alguns momentos uma vontade de chorar tomava conta de mim.

Muitas mulheres sentem isso no pós-parto. O baby blues é parte do puerpério, ou seja, é normal passar por essas oscilações durante algumas semanas; e não é uma frescura como muita gente acredita.

Com o avançar dos dias, temos mais momentos de alegria. As descobertas do bebê vão completando nossa vida e, cada vez mais, a tristezinha vai ficando para trás, um choro fica mais espaçado do outro... As inseguranças e medos vão se dissipando.

Como me senti assim, conversei com meu médico e também pesquisei muito. Baby blues não é depressão pós-parto! Essa melancolia dura apenas algumas semanas, enquanto a depressão é um quadro muito mais duradouro e intenso.

A depressão pós-parto é muito mais rara e realmente séria - precisa de tratamento. Já o baby blues, na maioria dos casos, vai desaparecendo sozinho.

O mais importante, quando o assunto são os sentimentos no período após a chegada do bebê, é: respeite-se e não tenha medo de mostrar como se sente.

Ninguém precisa se culpar por não estar feliz todo o tempo. Demonstrar ao mundo que precisamos, sim, de um tempo para assimilar a nova realidade não é uma fraqueza. É a nossa natureza mostrando que é sempre sábia!

Um beijo,

(Foto: Arquivo pessoal)