Ecologia e Meio Ambiente

10 dicas para economizar água

Por Nívea Salgado
@Mildicasdemae

A situação de seca é crítica e cada um precisa fazer sua parte. Você já está seguindo essas dicas para fazer a sua?

10 dicas para economizar água

A região Sudeste do Brasil enfrenta sua pior seca de todos os tempos. Nos noticiários presenciamos uma situação alarmante: represas esvaziando, o uso de volume morto, e se não chover em breve, o fim dessa cota extra de água também.

Em Itu, no interior paulista, muitas mães com quem tenho contato relatam que o banho nos últimos meses tem sido com canequinha; sem falar na falta de água para lavar roupas, louças e afins.

A parte boa de todo esse problema (porque eu acho que sempre existe um lado bom) é que temos a oportunidade de nos reeducar ecologicamente. Pela abundância de recursos naturais do nosso país, estávamos acostumados a não dar valor para a água, para a vegetação (lembrando que os especialistas relacionam essa seca à devastação da Amazônia), para a eletricidade... Usufruíamos de tudo isso de uma maneira que seria considerada inadmissível por muitos países desenvolvidos que já viram suas fontes diminuirem enormemente.

Por isso, agora é um momento de encararmos nossas riquezas como um bem comum - e cada um precisa fazer sua parte, para que elas não acabem para todos!

A seguir, relacionei uma série de dicas que podem ajudar a poupar água. Vem dar uma espiadinha e coloque em prática!

- Utilize lavadoras (de roupas e de louças) em sua capacidade máxima. Encher a lavadora para dar início ao processo de lavagem é um meio de economizar água - esqueça o hábito de lavar tudo "picadinho".

- A lava-louças, usada da maneira correta (ou seja, cheia), utiliza uma quantidade muito menor de água do que a lavagem com torneira aberta. Se você não tiver lava-louças em casa, apele para a técnica das duas bacias: em uma você mergulha a louça suja, passa a esponja e enxágua na segunda bacia.

- Use a água da máquina de lavar roupa para lavar o quintal ou a varanda.

- Escove os dentes com a torneira fechada. Para enxaguar a boca, use um copo, ao invés de pegar água com as mãos e deixar a torneira aberta.

- Junte-se à campanha do xixi no banho. Lembrando que a urina é estéril e o hábito não causa problemas de saúde (até Gisele Bündchen faz!!!).

- Durante o banho, feche a torneira enquanto se ensaboa. Banhos de 5 minutos são mais do que suficientes para uma boa higiene pessoal.

- Avalie a ideia de trocar seu vaso sanitário. Há modelos específicos para evitar o desperdício de água (e o custo da troca é pago com a economia em sua conta mensal).

- Não jogue papel higiênico no vaso: para removê-lo dali, fatalmente você gastará mais água.

- Elimine vazamentos em sua casa e troque a borrachinha de torneiras que estão pingando.

- Não lave seu carro, apenas aspire o seu interior. Em época de seca, ningúem ligará se seu carro estiver sujinho por fora - isso só mostrará que você é um cidadão consciente!

 

(Foto: Ian Sane/Creative Commons)