Ecologia e Meio Ambiente

Bons motivos para reciclar e decorar a casa com móveis antigos

Veja como dar vida nova àquele móvel velho que já não tinha mais utilidade, economize dinheiro e ajude a preservar o planeta

Bons motivos para reciclar e decorar a casa com móveis antigos

Falar em ecologia e reciclagem de materiais é muito mais do que apenas separar seu lixo reciclável. Reutilizar objetos e móveis antigos também é uma excelente ideia para ajudar a preservar o meio ambiente.

Sim, aquele armário velho pode se transformar em funcionais prateleiras na sua casa, por exemplo. Se o móvel ainda tiver alguma utilidade para você, basta dar a ele uma cara nova com alguns recursos, como a pátina.

Além de contribuir com o planeta, você ajudará o seu bolso, uma vez que vai conseguir novos objetos para enfeitar sua casa, sem gastar muito. Mas o melhor de tudo é que poderá escolher tudinho de acordo com sua personalidade, dando toques bastante pessoais e deixando sua casa muito mais charmosa.

Novas funcionalidades

Um bom recurso para se iniciar no caminho da reciclagem de móveis é pegar peças que antigamente eram usadas para determinadas funções e dar a elas um outro significado, um novo uso. Quer alguns exemplos clássicos?

Gavetas antigas convertidas em base de mesa; baús de viagem do início do século XX transformados em biblioteca ou criado-mudo; garrafas de vidro velhas, convertidas em suportes de luminárias ou candelabros.

As redes sociais como Pinterest estão cheias de ideias superoriginais para reciclar peças de todos os tipos. Assim, você se anima a ver os seus objetos com outros olhos.

Reaproveitando os materiais

A maneira mais ecoamigável de reciclar móveis é utilizar o material de alguma peça que você já não queira mais e reutilizá-la em nova função. O exemplo mais forte é o da madeira. Existem infinidades de móveis que valem a pena ser reutilizados.

Além disso, tábuas velhas podem se transformar em uma mesa de centro ou a mesma peça pode ser polida, envernizada e até trabalhada com pátina para reinventar o móvel por completo. Existem, também, inúmeras técnicas para o tratamento da madeira - como o decoupage - que vão dar ao seu móvel um aspecto totalmente novo. Vidro, ferro e tecido são outros materiais que podem ser reutilizados.

O passado no presente

Se você está decorando sua casa, pode optar por comprar peças antigas para colocá-las no novo lar. Existem lugares que vendem materiais de locais que foram demolidos e que podem dar um certo charme à sua residência.

Lá, você pode comprar portas, estruturas de janelas, molduras, colunas e outros belos elementos de construção que foram descartados. Eles não só terão um custo menor, como também ficarão geniais e vão adicionar um toque de história ao seu novo espaço.

Na próxima vez que você sentir um impulso de redecorar, considere estas sugestões. Você estará fazendo a sua parte na proteção do meio ambiente e sua casa vai ficar muito charmosa.