Ecologia e Meio Ambiente

Cansou? Trocou!

Em tempos de consumo consciente, sites que facilitam a troca de produtos ganham espaço na internet

Cansou? Trocou!

Comprar. Difícil encontrar uma mulher que não simpatize com esse verbo, formado por sete letrinhas. Adquirimos uma coisinha que precisamos aqui, cedemos a uma tentação acolá e, pronto, é o que basta para começar a acumular.

Estatísticas apontam que, na maior parte do tempo, usamos apenas 20% das peças que compõem nosso guarda-roupa. Ou seja, os 80% restantes são praticamente inúteis. Dá para acreditar?

Sem falar naqueles utensílios de cozinha que nunca saíram da caixa ou até daquela mesinha que já não tem mais utilidade, desde que você comprou um laptop.

E já que estamos em tempos de consumo consciente, a dica é substituir o verbo comprar por outro muito mais sustentável: o trocar.

Afinal, aquele produto que serve apenas para ocupar espaço no armário pode ser a necessidade de outra pessoa. Pensando nisso, alguns sites facilitam o contato e ajudam na conclusão do velho (mas sempre bem-vindo) escambo.

Confira abaixo alguns deles. Dá até para trocar uma câmera fotográfica por um telescópio!

Quintal de Trocas
Focado na troca de brinquedos, jogos, livros e fantasias, sugere a participação da criança do início ao final da transação. Isso porque, além de escolherem os brinquedos a serem trocados, os pequenos são estimulados a escrever uma cartinha contando sua história com o produto que será passado para frente. Outro diferencial é que a página dispõe de “pontos de troca”, onde os usuários podem se encontrar para concluir o negócio.

Descola Aí
Bem organizado, o site possui uma navegação clara e intuitiva, o que facilita selecionar os itens elencados como troca – já que também há produtos para venda. Como diferencial está a oferta de serviços, como aulas de danças, línguas, informática etc.

Troca Figurinhas
Esse é para colecionadores. A página coloca em contato internautas com álbuns em comum. Ao se cadastrar, o usuário informa suas figurinhas repetidas e combina a troca com outros colecionadores. Fácil de navegar, o site já está no ar há mais de nove anos.

LivraLivro
Especializado em troca de livros, funciona por um sistema de pontos. Para participar, ao se cadastrar, o internauta informa quais livros gostaria de trocar. Quando um dos produtos é solicitado e entregue ao seu novo dono, o usuário ganha um ponto. Cada ponto equivale a uma troca.

Toma Lá Dá Cá
Dedicado 100% às trocas e focado no consumo consciente, o site tem como lema a frase “reuse, recicle, reduza, repare e redistribua”. Possui uma grande variedade de produtos, que vão de carros a roupas, sendo os produtos eletrônicos o grande destaque da página. Outro detalhe é que o usuário já informa ainda no anúncio o que gostaria de receber pelo seu produto. Dá para trocar uma caixa de som por um celular, uma moto por um jet ski e até um telescópio por uma máquina fotográfica!

Troca Jogo
Se o seu pequeno é daqueles que adoram um videogame, mas acaba se entediando rapidinho com os jogos disponíveis, essa opção é especializada na troca de games. Além de oferecer opções para os mais diversos tipos de consoles, a página não permite a troca de jogos piratas.

Bazar de trocas da ESTILO
Organizado pela Revista Estilo, da Editora Abril, o grupo no Facebook reúne mais 24 mil mulheres e as atualizações são constantes. O funcionamento é fácil: as participantes que querem desapegar postam fotos das peças disponíveis e as interessadas comentam. Muitas já indicam por qual peça gostariam de realizar o escambo. A variedade é enorme: tem vestido de festa, jeans, sapatos, óculos escuros... Para participar, é só solicitar a inclusão no grupo e aguardar a liberação da moderadora.

(Foto: Getty Images)