Ecologia e Meio Ambiente

Como dar fim a entupimentos sem precisar de encanador

Taí um problema que tira a gente do sério. Mas calma: dá para resolver a questão com produtos e acessórios que você tem em casa

Como dar fim a entupimentos sem precisar de encanador

Entupimentos estão entre os principais vilões das atividades domésticas. Seja na pia, chuveiro ou vaso sanitário, podem parecer desesperadores, mas nem sempre é preciso chamar um encanador. Usando ingredientes comuns, é possível desobstruir o cano sem quebradeira.

É importante lembrar que o primeiro passo é a prevenção. Isso significa que você não deve jogar restos de óleo, comida e outros dejetos na pia, ralo ou vaso. Mas se o estrago já foi feito, saiba como resolver:

Como desentupir pia

Uma maneira simples é juntar ½ xícara (chá) de sal e ½ xícara (chá) de bicarbonato de sódio. Despeje a mistura no ralo da pia e, logo em seguida, 1 xícara (chá) de vinagre branco morno ou suco de limão.

“É importante cobrir o ralo com uma rolha de borracha ou com um pano, pois a mistura gera uma pequena reação e pode causar sujeira. Deixe agir por aproximadamente 45 minutos e, depois, despeje água fervente em abundância”, aconselha Marta Morato, especialista em limpeza residencial. O bicarbonato também pode ser substituído por fermento em pó.

Quando o entupimento se dá pelo acúmulo de gordura, a melhor opção é utilizar uma mistura caseira de água fervente (cerca de 3 litros) com 2 xícaras (chá) de sabão em pó. Despeje a mistura aos poucos e, se for preciso, repita a operação após uma hora.

Ralo de banheiro sem sujeira

Normalmente, a causa do entupimento de ralos é o acúmulo de cabelos. Espere que toda a água do banheiro seja drenada e remova a tampa do ralo com a ajuda de uma chave de fenda. Com a mão protegida por uma luva, remova os resíduos que estão entupindo a superfície. Usar uma lanterna pode ajudar no processo.

“Você também pode usar um pedaço de arame para puxar os fios que estão embolados dentro do cano”, sugere Marta Morato.

Outra opção é misturar 4 litros de água fervente com 2 xícaras (chá) de soda cáustica. Despeje com cuidado no ralo. Se não obtiver resultado, repita a operação após 1 hora.

“A soda cáustica é um produto muito perigoso e, por isso, é importante manusear com extremo cuidado. Luvas e óculos são itens essenciais de segurança”, lembra Antonio Nascimento, encanador e especialista em desentupimento.

Vaso sanitário em dia

Se o motivo do entupimento for acúmulo de excrementos, jogar ½ litro de água sanitária pode resolver, pois o produto irá dissolver o que está obstruindo a passagem. Despeje-o no vaso e deixe agir por aproximadamente 1 hora. Depois, dê descarga.

Marta Morato também aconselha diluir 1 xícara (chá) de detergente em 2 litros de água fervente. Dê descarga em seguida e, se preciso, repita o processo.

Outra técnica eficiente é cobrir o assento do vaso com um saco de lixo ou papel filme. É importante que não fique nenhum espaço aberto. "Depois feche a tampe, sente-se sobre ela e dê descarga por aproximadamente 1 minuto e meio. Esse procedimento cria um vácuo e faz pressão, forçando para baixo o que estiver obstruindo o cano”, explica Antonio.

Queimador de fogão limpinho

Remova os cachimbos do fogão e, com uma agulha grande de costura, desobstrua o orifício entupido, por onde o gás sai. É o jeito mais fácil de limpar o queimador.

O problema também pode ser no próprio cachimbo do fogão. “Alimentos derramados podem secar sobre ele e impedir a passagem da chama. Para limpar, mergulhe-os em uma bacia com 2 litros de água fervente, 1 xícara (chá) de bicarbonato de sódio e ½ xícara (chá) de vinagre branco. Deixe de molho por, no mínimo, 30 minutos e, depois, limpe como de costume”, explica Marta.

Chuveiro sem entupimento

Retire o chuveiro e coloque-o de molho em uma bacia contendo ½ xícara (chá) de suco de limão, ½ xícara (chá) de vinagre branco e 1 litro de água fervente. Deixe na solução por aproximadamente 2 horas. Na sequência, com um arame fino, limpe os furinhos obstruídos.

Outra solução é, em um saco grande, misturar 1 xícara (chá) de vinagre branco, ½ xícara (chá) de bicarbonato de sódio e 2 xícaras (chá) de água fervente. Com a ajuda de um barbante, amarre o saco com a mistura ao redor do chuveiro e deixe por, no mínimo, 3 horas. Depois, abra o chuveiro e deixe correr água quente para desentupir os furinhos.

(Fotos: Getty Images e Pinterest) 

comentarios como desentupir, limpeza, casa