Ecologia e Meio Ambiente

Móbile de insetos divertidos (e sustentável)

Recicle caixas de ovos na sua casa e crie este colorido e diferente enfeite para o quarto do bebê

Móbile de insetos divertidos (e sustentável)

Nada mais sustentável do que reutilizar materiais que iriam para o lixo, transformando-os em novos objetos. Aqui, você aprende a fazer um móbile com divertidos insetos reciclando caixas de ovos.

O queeeee? Sim! Com um pouco de tinta e papéis estampados, as caixas vão ganhando cara nova e se tornam uma linda opção de decoração para o quarto do seu bebê.

Aliás, será uma delícia contar aos amigos que a obra de arte foi feita com todo amor por você! E se tiver filhos mais velhos em casa, chame-os para a produção. Eles vão gostar de contribuir...

Materiais

Materials Group 1 Name: 
Você vai precisar de:
Materials Group 1 List: 

Caixa para ovos de papelão: 1 unidade para 1 dúzia e 1 para 1/2 dúzia (18 vãos, no total)

Restos de papel colorido estampado: papel craft, papel de scrapbook ou de embalagem de presente

Tinta acrílica: vermelho, laranja, marrom, azul claro, verde, roxo, amarelo, branco e rosa

Tesoura

Haste fina de chenille: 2 unidades pretas

Bolinha de gude: 9 unidades

Linha ou fita de cetim fina: branca

Pedaços de madeira ou galhos: 3 unidades

Pompom médio: 9 unidades pretas

Olho para boneca: 9 pares pequenos

Cola branca para artesanato

Selador acrílico

Pincel de tinta

Pistola com cola quente

Mãos à obra!
1
Remova a tampa das caixas de ovos e descarte-as. Vire a base da caixa para baixo e pinte duas “casinhas” com as cores citadas acima (2 vermelhas, 2 laranjas, 2 marrons etc). Repita o procedimento com uma segunda mão e deixe secar. Passe o selador acrílico sobre as áreas pintadas.
2
Corte as “casinhas”, separando-as. Corte as abas, de forma que obtenha copinhos coloridos, como mostrado ao lado.
3
Se estiver usando papel com padrões coloridos, é bem provável que o verso do papel seja branco. Se esse for o caso, dobre-o ao meio, com a parte estampada voltada para fora. Passe uma camada de cola no meio e fixe os dois lados. Isso vai criar um pedaço de papel estampado nos dois lados. Se estiver usando papel craft, esse passo não é necessário. Depois, corte asas nestas folhas de papel.
4
Separe os copinhos coloridos para que você tenha dois grupos de nove cores, um de cada cor.
5
Deixe metade dos copinhos coloridos com a boca virada para cima (reserve os demais) e jogue um tanto de cola dentro destes copinhos. Coloque uma bolinha de gude dentro de cada um e deixe a cola secar. Isso vai dar a cada insetinho massa suficiente para que eles fiquem pendurados no seu móbile, diminuindo a chance de as linhas se enrolarem. Também vai ajudar os insetos a “olharem” para baixo.
6
Corte 9 pedaços de fio de 45 cm de comprimento cada. Reserve.
7
Em cada um dos copinhos com o pesinho colado, fixe um pompom preto na parte de fora (fundo).
8
Resgate os copinhos com cores similares. Para montar cada um dos insetos, você vai precisar de um par de copinhos da mesma cor, um par de asas, um pedaço de linha de 45 cm e a pistola de cola quente.
9
Passe uma camada de cola quente sobre a borda da abertura do copinho com o peso e cole as asas. Coloque o fio no meio do copo aberto e, por cima, junte o outro copo aberto, de modo que a cola grude em ambos os lados. Repita os passos para cada inseto.
10
Com os insetos montados, cole o par de olhos de boneca nos pompons.
11
Corte as hastes de chenille preto em pedaços de 5 cm. Entorte as pontas ou enrole-as ao redor do cabo de um pincel fino. Coloque uma gota de cola quente na ponta reta e pressione sobre a parte de cima do pompom. Repita em todos os insetos.
12
Corte mais um pedaço de linha de 30 cm. Cruze os galhos (ou pedaço de madeira) e enrole a junta centrais, com a linha, a fim de prendê-las. Adicione uma gota de cola quente para reforçar. Certifique-se de que há linha suficiente para fazer um laço e prender o móbile.
13
Amarre cada inseto na madeira, dois em cada “braço” e um ao centro. Acerte as alturas e amarre no lugar. Depois, é só dispor os insetos de maneira dispersa, criando movimento no móbile.