Ecologia e Meio Ambiente

Passarinho encaracolado para brincar

Crie lindas aves com seus filhos para festejar a beleza da natureza

Passarinho encaracolado para brincar

Com apenas um pouco de papel, cola e tesoura você consegue criar divertidos passarinhos encaracolados para divertir a criançada. Aproveite para conversar sobre a importância do cuidado com as aves para que não entrem em extinção e continuem a levar cores, sons e alegria para toda a natureza!

Para montar as miniaves, você vai precisar de tiras de cartolina, nas seguintes quantidades e dimensões para cada pássaro:

  • Corpo: 5 tiras de 2,5 cm de largura, com os seguintes comprimentos: 7,5 cm, 10 cm, 12,5 cm, 15 cm e 17,5 cm.
  • Cabeça: 2 tiras de 2,5 cm de largura, com os seguintes comprimentos:  6,5 cm e 9 cm.
  • Cauda: 5 tiras de 4 cm de largura, com os seguintes comprimentos: 5 cm, 7,5 cm, 10 cm, 12,5 cm e 15 cm de comprimento.
  • Bico: 1 tira de 2,5 cm de largura por 5 cm de comprimento.
  • Olhos: 1 tira de 2,5 cm de largura por 4 cm de comprimento.

 

Vamos à montagem?

Materiais

Materials Group 1 Name: 
Você vai precisar de:
Materials Group 1 List: 

Papel cartão ou cartolina

Tesoura

Cola líquida

Prendedor de roupa

Palito de dente

Mãos à obra
1
Primeiramente, corte as tiras, seguindo as dimensões citadas acima. Enrole as tiras do corpo em círculos (uma de cada vez), sobrepondo as suas extremidades em cerca de 0,5 cm. Fixe-as com cola líquida.
2
Junte os círculos e cole-os, unidos. Dica: use um prendedor de roupa para segurar as tiras até a cola secar. Faça o mesmo com as tiras de cabeça e, em seguida, cole a cabeça ao corpo.
3
Apare as tiras da cauda em formato de triângulos alongados e, depois, enrole-os um pouco, antes de colá-los juntos. Cole a cauda no corpo.
4
Dobre a tira do bico ao meio e, então, corte as duas laterais dobradas em um ângulo, como mostrado. Dobre as abas e cole-as na cabeça do pássaro.
5
Enrole a tira do olho em volta de um palito de dente para formar um pequeno tubo. Grude o tubo com uma linha fina de cola e, em seguida, cole-o no lugar.