Ecologia e Meio Ambiente

Recicle seu guarda-roupa

Confira sugestões do que fazer com aquelas roupas que você não usa mais e dê lugar ao novo

Recicle seu guarda-roupa

Começo de ano é sempre uma boa pedida para organizar as coisas em casa. Documentos, fotografias, livros... Colocar tudo em ordem nos dá um ânimo a mais para começar o novo ciclo a todo vapor. Então, por que não dar uma boa olhada no guarda-roupa da família para tirar tudo que vocês não usam mais?

Seja porque já não serve, saiu de moda - ou a gente fica sempre deixando para “algum dia” voltar a usar - roupas, acessórios e bijuterias ocupam um espaço precioso em nossos armários. É preciso dar lugar ao novo e, além disso, aquilo que não nos serve mais pode, muito bem, ser de ótima valia para outra pessoa.

Então, que tal encaminhar essas coisas e reciclar o seu guarda-roupa? Confira nossas sugestões:

Vida nova às roupas antigas:
1
Bazar entre mães
Crianças perdem roupas com facilidade, às vezes, sem sequer tê-las usado direito, não é mesmo? Então, reúna as amigas com filhos e façam um divertido bazar entre mães. Vale levar roupinhas, carrinho de bebê, brinquedos... Vocês podem usar o sistema de trocas ou colocar preços acessíveis nos produtos.
2
Brechós
Separe as roupas em bom estado que a família não usa mais e as leve para vender em um brechó. Você pode aproveitar e dar uma olhada nas peças que estão expostas por lá. Quem sabe você não encontra um belo achado por um precinho camarada?
3
Sites de trocas e brechós on-line
A internet tem muitas opções para você encaminhar o que não usa mais. Sites de troca ajudam a encontrar coisas que serão úteis para sua família. Já os brechós on-line disponibilizam um espaço para que você possa anunciar e vender tudo aquilo que não está mais em uso, pagando para eles uma pequena porcentagem do valor da venda. Uma ótima forma de estimular o consumo consciente, já que a gente começa a perceber que não precisa comprar coisas em excesso.
4
Grupos no Facebook
As redes sociais estão aí para nos ajudar também a dar fim naquilo que está sobrando no nosso guarda-roupa. No Facebook já existem alguns grupos de trocas entre mães, mas você também pode criar o seu próprio espaço virtual e ir adicionando amigas, conhecidas... Fotografe e publique os itens que deseja trocar e aproveite a oportunidade para fazer novas amizades.
5
Caridade
Fazer o bem sem esperar nada em troca é reflexo de um bom coração. Creches, asilos, hospitais, associações e igrejas precisam deste tipo de doação para manter suas atividades assistenciais. Aquilo que já não é mais bacana para você será um grande presente na vida de quem precisa. E quer saber o que é mais legal? Separe um tempo das suas férias para levar pessoalmente suas doações e conhecer quem irá recebê-las. Mais do que ajuda material, boa parte dessas pessoas precisa de um pouco de atenção e cuidado.