Ecologia e Meio Ambiente

Você está poluindo o meio ambiente... e não sabe disso!

Sabia que pequenas atitudes tidas como “normais” do dia a dia acabam prejudicando o nosso planeta? Está na hora de mudar esse cenário

Você está poluindo o meio ambiente... e não sabe disso!

Como uma pessoa consciente e que quer fazer a diferença, você costuma separar o lixo para reciclagem e já até plantou uma árvore. Essas atitudes são muito importantes, mas está na hora de dar mais um passo e começar a reparar em algumas ações cotidianas.

Sem se dar conta, muita gente acaba poluindo ruas, rios e até piorando a situação do lixo nas grandes cidades. Descubra quais atitudes, consideradas “normais”, degradam o meio ambiente e saiba o que fazer em cada situação:

1. Jogar óleo na pia - Depois de fritar algum alimento, muita gente costuma despejar a gordura que sobrou na frigideira direto no ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento, essa atitude contamina a água – que leva anos para ser purificada novamente. O ideal, neste caso, é colocar o resto do óleo em uma garra plástica e, depois, encaminhá-lo para a coleta.

2. Usar vários copos descartáveis - Seja no escritório ou em festinhas de aniversário, é comum querer trocar de copinho a cada gole, o que é um grande desperdício – lembre-se de que o plástico é um material que demora para se decompor na natureza. O melhor a fazer é optar por copos de vidro ou, se não tiver alternativa, recorrer a um único copo plástico durante o dia.

3. Descartar pilhas e baterias no lixo - Dentro de cada dispositivo existem materiais pesados (como cádmio, chumbo e mercúrio) que, absorvidos pela terra, vão contaminar solo e lençóis freáticos. Por isso, procure lugares específicos, como farmácias e supermercados, que recolhem esse tipo de material.

4. Deixar aparelhos eletrônicos em stand by - Mesmo sem estar utilizando o computador ou a televisão, por exemplo, é costume de muita gente deixar os aparelhos “semidesligados”, com aquela luzinha acesa. Acredite: a prática também consome energia. Então lembre-se de desligar completamente os dispositivos quando não estiver mais usando-os.

5. Usar várias sacolinhas plásticas de supermercado - Esse costume já está mudando, mas ainda tem gente que prefere as embalagens de plástico no lugar das ecobags. Vale lembrar que, além de ser mais resistente, a sacola reutilizável pode ser levada dentro da bolsa – uma vez que existem modelos cada vez mais compactos. Esquecimento não é desculpa.

6. Deixar a porta da geladeira aberta - Quanto mais você abre o refrigerador, mais energia ele consome. Então, melhor pensar no que você precisa pegar lá dentro em vez de ficar horas com a porta escancarada, certo?

7. Impressões no trabalho - Tem gente que adora imprimir todo tipo de arquivo. Mas antes de sair desperdiçando, pense se é realmente necessário ter aquele documento no papel. Uma alternativa para economizar é imprimir com a opção frente e verso.

8. Descartar remédios velhos no lixo – Este tipo de produto também contêm compostos que podem poluir o solo. Se eles ainda estiverem dentro do prazo de validade, que tal doar para hospitais? Se os medicamentos já venceram, junte tudo em uma sacolinha e leve para um posto de saúde mais próximo – eles saberão como descartar o material adequadamente.

9. Dormir com a TV ligada - Todo mundo gosta de ver um filme antes de dormir, mas sempre acontece de o sono vencer e você amanhecer com a televisão ligada. Para evitar o desperdício, utilize o timer do aparelho e a TV desligará sozinha, sem que você tenha que interromper os seus sonhos.

10. Lavar pouca roupa - Antes de sair lavando uma ou duas peças, junte mais roupas para ligar a máquina de lavar uma só vez. Além de economizar energia, você evita a contaminação da água com produtos de limpeza, como o sabão em pó.

11. Torneira aberta - Ao escovar os dentes, molhe a escova e feche a torneira. Assim dá tempo de fazer uma boa escovação sem deixar a água potável escorrer inutilmente pelo ralo.

12. Descongelar no micro-ondas - Também é outro eletrodoméstico que consome energia. Antes de preparar o almoço ou o jantar, lembre-se de deixar o produto descongelando em temperatura ambiente ou em banho-maria.

13. Papel-toalha em excesso - Só aumenta a quantidade de lixo e desperdício de papel. Uma boa opção são os guardanapos de tecido e panos de prato, que podem ser lavados e reutilizados.