Educação e Desenvolvimento

10 maneiras de deixar o bebê fazer bagunça

A parte de limpar depois pode assustar, mas esses momentos preciosos da infância ficarão guardados nas lembranças dos pequenos e nas suas

10 maneiras de deixar o bebê fazer bagunça

Não há como negar, bebês gostam de uma bagunça!

O chão da sala de jantar pode ter mais comida que no prato, e às vezes não dá nem para enxergar o tapete por causa do tanto de brinquedo que está jogado em cima dele. Mas não se apavore, tenha em mente que, para o bebê, a bagunça é uma oportunidade de aprendizado - e, para a mãe, porque não, é uma oportunidade de fazer agachamento sem precisar pagar a academia!

Aí vão algumas formas de fazer bagunça com seu pequeno:

Arte com tinta

Mesmo antes de o bebê conseguir segurar os pincéis, é possível fazer projetos de artes juntos. Aproveite as sonecas para fazer a impressão dos pés e das mãos deles. Dá para emoldurar, fazer em vasos ou até em pratos. É mais fácil quando dois adultos se juntam na missão – um para segurar o bebê e outro para ser o artista.

Dê ao bebê uma tela de pintura

Assim que ele conseguir segurar um pincel, você tem um artista em casa. Coloque uma camiseta sua nele, que cubra até as pernas, e deixe a pintura começar. Você pode se surpreender ao descobrir que suas obras se tornam as favoritas para enfeitar jogos americanos ou o hall de entrada da casa.

Splish Splash

Encha um balde ou uma bacia com um pouco de água e deixe o bebê curtir a molhadeira (preferencialmente no quintal, na varanda ou na lavanderia). A brincadeira inclui esponjas, copos de plástico, brinquedos de banho, bolas e qualquer outra coisa que ele curta molhar. Apenas se certifique que o pequeno não passará algum tempo tentando beber a água...

Se sujar faz bem

Aquela terra toda está sendo tentadora para o bebê? Deixe-o se esbaldar. Roupa velha ou apenas fralda vão te deixar mais tranquila para fazer isso. Uma pá de plástico ou as próprias mãozinhas vão se incumbir da diversão. Os pequenos vão amar a liberdade e você vai amar as fotos. Mas fique de olho para que as mãos sujas fiquem longe da boca!

Hora da areia

Não permita que o medo de o bebê comer areia te impeça de deixá-lo brincar, eles aprendem rápido. No parque ou na praia, pense como vai ser diferente para ele sentir a areia seca passando entre os dedos das mãos e dos pés. E a areia molhada é ótima para enterrar os pés, construir castelos para serem destruídos e cavar buracos.

Faça bolas de sabão

Encha um copo ou uma bacia com água e detergente e pronto, você tem um mundo de bolas de sabão. Dá para usar canudos ou argolas para fazer as bolas. Os canudos são indicados para crianças maiores, que não vão engolir a água.

A cozinha do bebê

É imprescindível colocar travas nos armários da cozinha para garantir a segurança do bebê, mas deixe uma porta reservada para as coisas que ele pode pegar e se distrair enquanto você está cozinhando ou lavando a louça. Ele vai ficar ocupado empilhando os potes, tentando encaixar as tampas e até mexendo em comidas imaginárias.

O bebê chef

Se você está fazendo um bolo, biscoitos ou cupcakes, deixe o bebê participar. Eles podem ficar com tarefas como mexer a massa ou decorar. Mesmo se você for perfeccionista, vai se divertir com as habilidades dos pequenos.

Usar as mãos

Você já viu como o bebê ama brincar com a comida para explorar novas texturas, sons e cheiros? Forre o chão, ou aceite a sujeira, e deixe-o espremer um tomate, cavar uma abóbora e amassar um abacate. Uma curiosidade: isso também é ótimo para relaxar adultos.

Deixe nevar

Sabe aqueles isopores que vêm nas embalagens para proteger os produtos? Eles viram uma ótima neve. Desfaça-os em pequenos pedacinhos, escolha um lugar e jogue para o bebê se sentir na neve. Jogue em cima dele, ensine-o a jogar em cima da cabeça, faça um anjo no chão mexendo as pernas e os braços, igual dos filmes. Só não quebre seu aspirador depois... é melhor limpar o máximo que puder com as mãos.

Por Amy Heinz (texto original)

(Foto: Getty Images)