Educação e Desenvolvimento

5 brincadeiras para os dias de chuva

Por Nívea Salgado
@Mildicasdemae

Está difícil entreter os pequenos dentro de casa? Vem conferir ideias criativas para diverti-los!

5 brincadeiras para os dias de chuva

Quanto mais os filhos crescem, mais difícil é mantê-los entretidos dentro de casa. Quando bebês, bastam um ginásio de atividades, alguns bichinhos de pelúcia que a diversão está garantida (até porque eles gastam boa parte do tempo explorando a casa - quem já teve todas as panelas retiradas do armário pelo filhote sabe bem!)

Mas conforme o tempo passa, os filhotes passam a pedir ideias novas - não vale brincar da mesma coisa que na semana passada; tem que ser uma brincadeira nova.

Se aí na sua casa também é assim, você vai gostar das sugestões que separei para divertir as crianças em um dia de chuva. Aposto que elas vão curtir muito. Vem ver!

1) Pista de carros feita com fita crepe: vale fazer os trajetos mais incríveis dentro de casa - subindo pelo sofá, embaixo da mesa de jantar, uma curva radical no meio da sala... Porque depois é fácil tirar!

2) Espião: sabe aquela cena de cinema onde os espiões precisam passar por uma sala cheia de raios laser, sem tocá-los? Pois improvise o cenário dentro de casa, grudando pedaços de barbante de uma parede até a oposta (o corredor da casa é perfeito para isso!). Coloque vários fios para fazer a criançada se exercitar no malabarismo até conseguir passar por todos eles!

3) Pequeno cientista: deixe seu filho explorar possibilidades - misturar ingredientes da cozinha para fazer o suco com o sabor do seu nome, brincar de dissolver, de filtrar (o filtro da cafeteira vai ganhar outra utilidade!)... Separe algumas bacias para a brincadeira e veja que ela rende muito!

4) Caça ao tesouro: existe criança que não gosta dessa brincadeira? Escreva pistas (ou apenas fale, se o filhote ainda não souber ler) e deixe que ele descubra o fim do mistério. Uma variação interessante é fazer mapas do tesouro, desenhando pedaços bem particulares da casa (um determinado cômodo ou móvel, por exemplo) e deixar que o pequeno o decifre!

5) Super-heróis: vale colocar a roupa do personagem preferido do seu filho, cantar as músicas, fazer uma peça de teatro! Deixe que ele dê asas à sua imaginação e entre no clima!

(Foto: Personal Creations/ Creative Commons)