Educação e Desenvolvimento

5 dicas para aprender novos idiomas

Por Karen Bachini

Quer melhorar o inglês ou aprender algo novo, mas não sabe como começar?

5 dicas para aprender novos idiomas

Não é novidade para vocês que eu adoro viajar e que amo quando tenho a oportunidade de conhecer não só o Brasil, mas também outras cidades do mundo. Como eu venho de uma família bem simples e de uma cidade do interior, eu nunca imaginei que teria chance de ir para tantos lugares e sou muito grata por conseguir fazer isso com o meu trabalho.

Mas se tem uma coisa que me deixava bem receosa quando eu comecei a viajar era a barreira do idioma, afinal, ir sozinha para um lugar novo sem ter certeza de quão fácil será a comunicação é realmente uma aventura, né?

A verdade é que ninguém precisa ir a uma escola para aprender uma nova língua. Eu fui porque na época precisava do diploma, mas antes mesmo de me matricular eu já tinha aprendido quase tudo em casa.

Dá para fazer isso vendo filmes, ouvindo música, lendo livros e até se divertindo na internet. Basta ter dedicação e força de vontade!

Por isso, para ajudar vocês que querem aprender algo novo a terem mais facilidade com idiomas, eu separei algumas dicas que me ajudaram muito a aprender a falar inglês.

Algumas são coisas bobas, que muitas vezes a gente faz sem pensar, mas que, para quem gostaria de falar outras línguas e não pode frequentar um curso convencional, podem fazer muita diferença.

(Foto: Arquivo pessoal)

5 dicas para aprender novas línguas no dia a dia
1
Vivencie
A melhor forma de aprender um idioma é indo para cidades onde ele é falado! Talvez você não tenha tempo para fazer um curso duas vezes por semana, mas pode ter a oportunidade de aproveitar uma parte das suas férias para conhecer um lugar novo. Eu tenho amigas que foram para outros países sem saberem nada da língua local e acabaram aprendendo o suficiente para se virarem. Mas se a intenção é conhecer um idioma, tente estudar um pouco antes de fazer a sua viagem. Assim, você já chega sabendo o básico e aproveita o seu destino para aprender muito mais!
2
Ouça
Para mim, o idioma mais fácil de aprender sem fazer cursos é o inglês. Isso porque os filmes e músicas nesse idioma já estão muito infiltrados na nossa cultura e, por conta disso, conseguimos memorizar melhor as palavras e seus significados. Você já parou para pensar sobre o que fala aquela música que você adora? Experimente pesquisar a tradução e ouvir a música acompanhando-a. É uma excelente maneira de assimilar palavras, fonemas e significados!
3
Leia
Muitas pessoas entendem bem outros idiomas e falam com certa facilidade também, mas se perdem na hora de ler e escrever. Para evitar grandes dificuldades nesse quesito, é muito importante ter o hábito da leitura e fazer isso não só em português, mas em qualquer idioma que você gostaria de aprender. Uma dica para deixar essa atividade mais dinâmica é assistir filmes com a legenda no idioma estudado. Quem lê bem escreve bem também!
4
Use
Uma coisa que faz com que a gente demore a aprender um idioma é quando o usamos pouco no nosso dia a dia. Claro que sem viajar fica mais difícil fazer uma imersão na língua, mas sempre que tiver a oportunidade, converse com pessoas que falem o mesmo idioma que você está aprendendo. Hoje existem na internet muitos grupos de estudos e alguns fazem até mesmo conferências no skype para que todos possam treinar a conversação!
5
Tente
Não adianta nada estudar, ler, ouvir músicas, ver filmes, fazer exercícios e muito mais, se na hora de falar outros idiomas você trava, né? Mas isso é muito comum. Eu mesma morria de medo de falar inglês com outras pessoas quando estava começando a aprender. Por isso, relaxe! Deixe claro no começo da conversa que você ainda não é fluente no idioma que deseja conversar e diga que adoraria aproveitar a oportunidade para tentar. Todo mundo já teve dificuldade em alguma coisa quando estava começando, é assim que se aprende.