Educação e Desenvolvimento

Cachorro em casa: como seu filho pode ajudar a cuidar

Antes que um filhote entre na sua casa, é importante que as crianças saibam quais serão suas responsabilidades. É a chance de deixar claro que o cuidado com o cão é um projeto familiar

Cachorro em casa: como seu filho pode ajudar a cuidar

Na hora de pensar em ter um animal em casa, a animação é geral. Mas, diante das responsabilidades, nem todos querem se envolver...

O segredo é: antes que um pet seja levado para seu lar, é preciso deixar claro que todos têm que participar dos cuidados com o bichinho – inclusive as crianças pequenas. Divida as tarefas e todos vão saber que o trabalho é conjunto e a responsabilidade, da família inteira.

Crianças de 2 a 5 anos

Os pequenos precisam primeiro de um 'treinamento' para descobrirem a sensibilidade, como acariciar um cachorro e brincar de forma gentil. Eles podem ajudar a segurar a tigela e despejar a comida ou dar um passeio com você e com o cão. Mas alto lá: um filho pequeno é um falso ajudante. É você quem está no comando, ok? Se você pegar um filhote de cachorro, vai ter que prestar atenção no seu filho mais de perto do que se adotasse um cão adulto, de 2 anos ou mais, que está acostumado com crianças e não é desastrado.

Crianças de 6 a 9 anos

Inclua a criança em caminhadas com o cão e deixe-a ajudar com a alimentação. Garotos e garotas dessa idade podem ajudar a escovar ou, até mesmo, dar banho no cachorro - mas você ainda é o responsável pela higiene e cuidado. Faça uma lista de responsibilidades e dê estrelinhas para ajudar você e seu filho a acompanhar o que ele fez.

Crianças de 10 a 12 anos

Pré-adolescentes precisam de alguém para agitá-los - e um cão, certamente, irá fazer isto. Nessa idade eles podem brincar com o animalzinho por conta própria e são capazes de realizar a tarefa de dar comida e água. Como pré-adolescentes tendem a ter muitas coisas em mente, não é uma má idéia criar uma check-list para eles também - mas esqueça as estrelinhas.

Adolescentes

Este é o momento quando as crianças devem partir para o treinamento de obediência com o cão. Pense em quão fantástico seria se o seu filho realmente aprendesse que há uma razão para uma boa disciplina. Um cachorro também ajuda a dar ao adolescente um senso de controle, responsabilidade e poder, num momento em que todos os itens acima parecem ser ilusórios. Esqueça a check-list, a menos que ele realmente precise de uma.

comentarios cachorro, animal, pet, bicho, cuidados