Educação e Desenvolvimento

Filhos dormirem na cama com os pais, pode?

Por Helena e Joana Cardoso

Entenda quais são os riscos dessa escolha

Filhos dormirem na cama com os pais, pode?

Se a pergunta é se crianças podem dormir na cama de seus pais, a resposta é "sim, podem". Tudo pode. Afinal, são os pais que optam por qual educação querem dar a seus filhos. Porém, é importante estar atento para o que significa essa escolha.

Permitir que seu filho durma na sua cama pode ser gostoso e prático. Sim, é tudo isso e, normalmente, é também muito eficaz para que ele durma de forma mais rápida e ininterrupta. Mas esse é apenas um lado da história...

Deixar seu filho dormir com você é, sem dúvida, uma decisão confortável, mas sejamos claras, é confortável para você. Seu filho, enquanto criança, não tem condição de saber o que, emocionalmente, é melhor para ele.

Então, mesmo que ele ache que dormir com seus pais é uma delícia, afirmo, para ele, em termos emocionais, não é.

Não é bom porque, quando um pai ou uma mãe não consegue deixar que seu filho fique sozinho em seu quarto para dormir, o filho sente essa insegurança. E por isso chora. Chora e pede para dormir com os pais.

Mas ele não tem a clareza para perceber que o que ele clama é por um lugar seguro. E esse lugar poderia ser na cama dele, mas com pais que façam com que se sinta em segurança.

Por Helena Cardoso

(Foto: Morguefile)