Educação e Desenvolvimento

A importância dos brinquedos sensoriais

Por Jorge Freire Jr.

Os brinquedos barulhentos são necessários para o desenvolvimento dos bebês

A importância dos brinquedos sensoriais

Temos aqui em casa vários objetos e brinquedos sonoros, com texturas e coloridos. Por mais que os pais fiquem loucos com o barulho desses brinquedos - e eu me incluo nesse grupo! -, eles são importantes para o desenvolvimento pleno dos bebês.

Ao estimularmos a visão, o tato, a audição e até mesmo o olfato através dessas peças, atividades e objetos, estamos ajudando nossos filhos a desenvolverem seus sentidos e alimentando o cérebro deles com estímulos.

Quando um bebê pega uma esponja, por exemplo, irá começar a associar as superfícies ásperas e logo não terá a necessidade de colocar a mão para checar o que é, pois apenas com a visão já vai obter essa informação.

Ao tocar um botão de um brinquedo ou apertar uma buzina, eles aprenderão que para toda ação existe uma reação. Tudo isso é essencial para que possam conhecer não só o corpo deles, como o mundo que os cerca.

Uma flor, um chocalho, papel-bolha, garrafa pet, folhas de papel, entre outros itens, são exemplos que podemos adotar para estimular nossos Padawans, ou seja, com qualquer objeto que encontramos em casa (claro que alguns pedem mais cuidados e tal).

A dica que dou aos pais é que tenham paciência com os barulhos desses brinquedos e objetos, pois eles são imprescindíveis para o desenvolvimento dos nossos filhos.

(Foto: Arquivo pessoal)