Educação e Desenvolvimento

Músicas para os bebês

Por Jorge Freire Jr.

Você coloca música para o seu filho? Deveria! Sabia que a música ajuda acalmar?

Músicas para os bebês

Muitos pais já perceberam que a música acalma os Jovens Padawans. Ao optar por ritmos lentos e suaves, as crianças recebem estímulos poderosos que irão ajudá-las a acalmarem e a se sentirem confortáveis e seguras.

A razão aqui é a neofobia. Crianças têm medo do novo e escutar - ou assistir - a mesma coisa faz com que elas se sintam seguras e, consequentemente, mais calmas.

Muitos pais optam em colocar versões de músicas clássicas e rock em versões próprias para as crianças. São as famosas versões Lullaby.

Olha, eu não curto. A razão é que eu acho esse tipo de música muito pasteurizada! Quer colocar um rock para seus Padawans irem adquirindo um bom gosto musical? Por favor, façam isso, mas com as versões originais.

Existem várias músicas do The Beatles - "Yellow Submarine" e "Yesterday", por exemplo - que podem ser tocadas para as crianças sem ser as versões pasteurizadas. E podemos achar músicas mais lentas em todas as bandas. "Wasting Love", do Iron Maiden, "Ride On", do AC/DC, e "Love Of My Life", do Queen são alguns exemplos.

Já se for música clássica, vale qualquer uma! Todas são lindas e poderosas. Evite apenas "O Fortuna", da ópera Carmina Burana. Eu ainda me assusto com essa música!

Mas sem radicalismo! Se quiser colocar QUALQUER música, está valendo! O que importa é fazer os Jovens Padawans escutarem músicas desde cedo.

(Foto: Getty Images)