Educação e Desenvolvimento

Os amigos na infância e suas importâncias

Por Jorge Freire Jr.

Os pais precisam incentivar as amizades, pois as crianças aprendem muito com elas

Os amigos na infância e suas importâncias

O meu filho combinou de ir com um amigo assistir A Bela e a Fera no cinema. Confesso que fiquei um pouco chateado, pois queria ir com ele. Oras, já tinha até combinado que quando estreasse iríamos juntos. Mas segurei meus ciúmes e deixei.

Uma das razões é que na idade do meu filho é importante ele ter amizades, pois elas tem um peso enorme em seu desenvolvimento.

Os amigos ensinam muito e é um ensinamento bidirecional. Todos ganham com isso. As crianças aprendem a conviver com diferenças, a terem sociabilidade, autonomia e a reduzir comportamentos negativos. Esse último, inclusive, já senti aqui em casa. 

Certo dia o meu filho estava brincando com um amigo e ele fez uma provocação. Na hora o amigo disse que não gostou e que iria embora. O resultado foi um pedido de desculpas. Nunca mais ele fez aquela provocação.

Ou seja, meu filho aprendeu com o amigo. 

Os amigos são os primeiros irmãos para muitas crianças e os pais precisam incentivar as amizades. Eu sei que é duro perder nossos filhos para outras crianças, mas precisamos ter em mente que o desenvolvimento deles é mais importante.

(Imagem: Arquivo pessoal)