Educação e Desenvolvimento

Os desenhos e seus ensinamentos

Por Jorge Freire Jr.

Use os ensinamentos que os filmes, desenhos e animações passam para mostrar certos conceitos aos seus filhos

Os desenhos e seus ensinamentos

Algo que gosto de fazer é encontrar ensinamentos em filmes, desenhos e animações. 

Sabe quando a Moana saiu ao mar contra a vontade do seu pai? Então, conseguimos encontrar muitas lições ali e, de forma divertida, apresentamos alguns valores aos nossos filhos como a coragem, determinação e respeito ao meio que vivemos.

Praticamente em todas as animações encontramos lições. 

Nemo, por exemplo, desobedeceu seu pai e foi parar dentro de um aquário; em Zootopia podemos introduzir o racismo, machismo e até mesmo a cultura do medo; em Divertidamente apresentamos os sentimentos e a dificuldade de lidar com eles; já Wall-E traz noções da responsabilidade ecológica.

Imagine você conversando com seu filho que tanto a raiva como a tristeza são sentimentos normais e é para ele aceitá-los. Claro que em pouco tempo irão perder o foco e acabam não captando nada que você falar.  Agora coloque Divertidamente para eles e mostre que a raiva e a tristeza fazem parte da Riley. A coisa muda totalmente.

Através de algo que dá prazer para as crianças, a resistência sobre certos assuntos caem e a fixação aumenta. Os ensimentos se tornam divertidos e quando precisamos falar novamente do tema no futuro, uma conexão foi criada e tudo se torna mais fácil.

Assim, pode ter a certeza que conseguimos educar nossos filhos de uma forma mais divertida e prazerosa.

(Imagem: Acervo Disney)