Educação e Desenvolvimento

Vamos pintar camisetas?

Por Jorge Freire Jr.

Como uma brincadeira pode virar uma pequena e divertida aula

Vamos pintar camisetas?

Esses dias ganhei um stencil com a imagem do Darth Vader. Ganhei também tinta em spray e uma camiseta branca. Na hora peguei a camiseta e a personalizei. Quando o Padawan viu o resultado (nem preciso dizer né?!), o moleque surtou!

Saiu correndo e foi até seu quarto pegar algumas camisetas brancas. Ele nunca tinha manuseado tinta em spray e achou sensacional e mágico aquele tubo que solta tinta.

Bem, peguei jornais, forrei o chão para que a Fá não nos matasse e começamos a pintar camisetas. Fizemos 4 e foi absurdamente divertido. Como algo simples pode proporcionar tanta diversão?

Nessa estilização de camisetas, consegui explicar como funcionavam, antigamente, certos aparelhos de impressão. Também falei que as pessoas faziam algo muito parecido com o stencil para imprimir jornais e revistas - a tipografia.

- "A impressora então substitui o stencil?", ele perguntou. E de uma brincadeira, a ideia de impressão se formou em sua cabeça.

Esse tipo de aprendizado tangencial é magnífico e os pais precisam explicar mais e mais vezes.

Certamente o Padawan nunca mais vai esquecer o conceito de impressão/stencil e entenderá como era difícil imprimir algo em casa.

Meu próximo passo agora é mostrar o processo da tipografia para ele.

Certeza que o moleque vai pirar na trabalheira que dava imprimir algo e, espero, que dê mais valor ao usar a nossa impressora ;)

(Fotos: Arquivo pessoal)