Educação e Desenvolvimento

Veja como montar a biblioteca do seu filho

Toda infância fica melhor com histórias!

Veja como montar a biblioteca do seu filho

A leitura na infância traz inúmeros benefícios. Ajuda na alfabetização, na formação de pensamento, na criatividade, na memória e até para reforçar vínculos afetivos. Mas como montar a biblioteca do seu pequeno com esse mundo de livros que existem por aí?

Pedimos 10 dicas para especialistas. Agora é só instalar as prateleiras e recheá-las de obras.

1- Compre sempre livros de acordo com a idade e interesse da criança naquele momento. Não adianta comprar um livro para a criança ler mais tarde, se o que se deseja é que leia (ou ouça) agora.

2- Leia cada livro antes de comprar. As livrarias permitem o manuseio anterior à compra. Caso a criança tenha condições de ir junto escolher, melhor. Mas o adulto deve avaliar antes da compra.

3- Pense na diversidade e não na quantidade. Diversidade de autores, de gêneros, de linguagem, de assuntos é o que importa, desde que adequados à idade.

4- Não compre livro pelo preço, mas pela qualidade do conteúdo. É importante se informar quais os melhores autores. Faça a escolha tendo em vista as características da criança e do momento em que vive.

5- Caso não tenha como montar uma biblioteca para a criança, use a internet para diversificar a experiência. Vá a bibliotecas, troque livros com vizinhos.

6- Entre em um clube de leitura infantil. Eles têm uma equipe de curadoria. É importante que a seleção de livros seja acessível ao entendimento da criança para que ela explore sua evolução de maneira prazerosa.

7- Escolha um espaço. Reserve um local adequado, pode ser um canto da sala que esteja sobrando, ou até mesmo uma parede vazia. Você poderá adequar seu projeto ao espaço que tem disponível.

8- Abuse da criatividade. Monte prateleiras e estantes acessíveis ao seu pequeno. Existem movelarias que comercializam estantes em tamanhos adequados. Com criatividade, você mesmo pode, junto ao seu pequeno, confeccionar uma.

9- Organize os livros com seu filho. Defina uma maneira de organizar os títulos. Pode ser por gênero, autor, ordem alfabética, o que você achar mais fácil! Seu filho também pode participar da montagem.

10- Crie um ambiente aconchegante. Não precisa de luxo. Um ambiente bem iluminado e algumas almofadas ou pufes vão deixar o cantinho da leitura bem mais gostoso!

(Imagem: Getty Images)