Família

15 momentos em que a maternidade me surpreendeu

Por Nívea Salgado
@Mildicasdemae

Se você acha que sabe o que é ser mãe, espere até o nascimento do seu filho!

15 momentos em que a maternidade me surpreendeu

Eu não sei se vocês tiveram essa sensação, mas por aqui posso dizer que a maternidade me surpreendeu de diversas maneiras.

Antes de ter um filho, muitas mulheres que já eram mães me alertaram para vários aspectos: minha comadre, por exemplo, costumava me dizer: "aproveita esses mimos que oferecem às grávidas, porque depois que a Catarina nascer, a vida será bem mais dura, por muito tempo!". E ela tinha razão!

Contaram-me sobre as noites insones, sobre a falta de liberdade para sair de casa nos primeiros meses do bebê, sobre a preocupação extrema com as primeiras febres e idas ao hospital.

Mas eu confesso: eu não estava preparada para outros sentimentos e acontecimentos! E para compartilhar com vocês essa sensação, fiz uma listinha com as surpresas que tive sendo mãe. Espero que gostem e se identifiquem!

1) Eu não sabia que ficaria tão parecida com a minha mãe. E que repetiria as mesmas reclamações que ela fez por anos ("Menina, desliga a TV e vai logo escovar seus dentes!; Você ainda não arrumou sua cama?").

2) Eu não sabia que choraria tanto - ou mais que minha filha - na terceira madrugada em que passássemos completamente acordadas.

3) Eu não sabia que deixaria de comer diversas vezes, porque era mais importante descansar naquele momento.

4) Eu não sabia que ficaria completamente apaixonada pelo cheirinho do cabelo da minha filha. Mesmo quando ele estivesse suado!

5) Eu não sabia que acordaria muitas vezes em seu quarto de manhã, por ter sido chamada no meio da noite e ter desmaiado por lá.

6) Eu não sabia que ficaria com tanto ciúmes da pequena nos primeiros meses, que teria que lutar comigo mesma para deixá-la conviver tranquilamente com outras pessoas.

7) Eu não sabia que me incomodaria tanto com os palpites alheios. E que me tornaria uma leoa feroz quando tivesse minha forma de ser mãe colocado em discussão.

8) Eu não sabia que beijo de filha cura quase tudo. Principalmente a culpa por não saber se você está sendo uma boa mãe.

9) Eu não sabia que conseguiria deixar minha filha errar na minha frente, quando percebesse que ela precisava passar pela experiência.

10) Eu não sabia que leite materno é um santo remédio! Para curar feridas no peito e machucadinhos no filho!

11) Eu não sabia que secador de cabelos e aspirador de pó acalmam bebês. Aqui, por vezes, era a única forma de fazer a pequena dormir!

12) Eu não sabia que teria tanta raiva de quem faz barulho quando um bebê acabou de dormir. E que desligaria por horas o telefone da casa!

13) Eu não sabia que choraria escondido no dia em que minha filha disse que não gostava mais de mim. Mesmo sabendo que era só uma crise de birra aos 3 anos.

14) Eu não sabia que me tornaria tão forte, e que venceria os meus maiores medos para me tornar uma mãe a cada dia melhor.

15) Eu não sabia que eu seria tão feliz! Eu até imaginava, mas nem em meus sonhos a felicidade de ter um fiho poderia se comparar ao que realmente é!

(Fonte: 123RF)

comentarios maternidade, filhos, mãe, bebê