Família

Estratégias para fazer seu filho gostar da ideia de ter um irmãozinho

Planejando uma nova gravidez? Veja algumas dicas para facilitar o processo

Estratégias para fazer seu filho gostar da ideia de ter um irmãozinho

Já é um fato conhecido que crianças têm dificuldade de transição quando se trata de novos bebês... especialmente quando essas crianças são filhos únicos por um tempo.

É preciso uma grande adaptação para dividir a atenção dos pais, que antes eram só dele, com outro irmão.

Se você pesquisar livros sobre novos irmãos ou segunda gravidez, encontrará certamente uma lista de quilômetros.

Obviamente, é uma questão delicada, mas com um pouco de planejamento e algumas ferramentas construtivas, a transição pode se tornar um pouco mais fácil. Aqui vão algumas ideias:

1. Leia para ele livros e histórias sobre irmãos

Antes de seu bebê chegar, você pode preparar seu filho para o irmãozinho com livros sobre o assunto. Existe uma grande variedade de títulos para ajudar irmãos mais velhos a receberem os bebês. Outra dica é inventar histórias sobre os dois encarando aventuras juntos.

2. Faça dele seu ajudante

Dar a seu filho tarefas em que ele pode ajudar, uma vez que o bebê chegar, o faz sentir mais envolvido e conectado. Elas não precisam ser grandes ou complexas. Até coisas simples, como pegar uma fralda para você ou ajudar a dar mamadeira para o bebê, o fará se sentir orgulhoso e incluído.

3. Comprar um presente

Ok, isso pode soar como suborno, e tecnicamente é, mas se funcionar... Escolha algo especial, como se fosse um presente vindo de seu novo irmão, que eles podem abrir quando o bebê chegar. Ganhar algo de seu irmãozinho pode render muitos pontos para ele.

4. Pergunte sua opinião

Ter um novo irmão na área pode fazer com que a criança se sinta deixada de lado algumas vezes, então se certifique de perguntar suas opiniões sempre que possível. Perguntar o que ele acha sobre pequenas coisas, como “você acha que o bebê gostaria de usar calças pretas ou de listras?”, fará com que se sinta importante.

5. Lembre-se de todas as coisas divertidas que eles podem fazer e o bebê não

Pode parecer que os bebês recebem toda a atenção, mas tem um monte de coisas que eles não conseguem fazer. Quando seu filho fizer algo muito legal, tente lembrá-lo como é incrível que ele possa fazer coisas que o irmão ainda é muito pequeno para conseguir. Essa é uma das vantagens de ser o irmão mais velho!

6. Convide seu filho a te imitar com seu próprio “bebê”

Convide seu pequeno a brincar de papai ou mamãe junto com você com seus próprios bonecos. Quando precisar cuidar do bebê, ele pode te acompanhar, imitando o que você está fazendo com o brinquedo. Trocar a fralda, alimentar, fazer arrotar... é um jeito divertido de ensinar seu filho a ajudar e ser gentil , bem como mantê-lo engajado durante as tarefas inevitáveis que vêm junto com um recém-nascido.

7. Lembre seu filho como era quando ele era o bebê

Mostre fotos ao seu filho de quando ele era bebê. Fale sobre como foi pequenino um dia e como você também tinha que ajudá-lo em tantas coisas antes de se tornar um cara crescido que consegue se resolver sozinho. Isso pode criar empatia entre a criança e o novo bebê.

8. Programe um tempo só para vocês dois

Mostre ao seu pequeno que ainda tem muito amor para ele, achando um tempo para ficarem sozinhos. Vocês podem caminhar sem o bebê, marcar um encontro para tomar sorvete enquanto o bebê dorme... seja criativa. O que importa é a qualidade do tempo, não a quantidade. Gestos simples e intencionais vão fazer com que seu filho se sinta amado e o lembrará de que ainda é muito importante para você.

Você tem outras sugestões para ajudar uma criança a se acostumar com a ideia de um bebê novo em casa?

(Foto: Getty Images)