Família

A hora de colocar um filho na cama

Por Nívea Salgado
@Mildicasdemae

O melhor ou o pior momento do dia?

A hora de colocar um filho na cama

Se você me perguntasse sobre a hora de colocar minha filha Catarina para dormir, há alguns anos, provavelmente veria em meu rosto uma expressão de completo desespero.

Aqui em casa, durante um bom tempo, a pequena deu muito trabalho para adormecer - tanto é que esse é o meu grande trauma do primeiro ano de sua vida. Naquela época, confesso ter sido uma mãe zumbi, que não sabe ao certo como conseguiu sobreviver ao desafio. 

A filhota demorava muito (mas quando eu digo muito, quero dizer em média pelo menos uma hora) para adormecer, e por vezes eu perdi a paciência, soltando alguns gritos (nada bonitos) de: "pelo amor de todos os santos, minha filha, agora dorme!".

Mas não é que até aquilo que você considera imutável, na maternidade, muda também?

Se o momento de colocar Catarina na cama era meu maior suplício, passou a ser, recentemente, um dos de maior prazer ao seu lado. Tanto é que, lá no fundinho, eu não gosto de delegá-lo a mais ninguém (apesar de agradecer, esporadicamente, à minha mãe, minha sogra, quando elas me dão de presente uma noite de folga). 

Atualmente a rotina do soninho virou um instante para curtir minha filha de um modo tão gostoso, que só mesmo sendo mãe para entender. Porque você descobre um prazer imenso em ver os olhinhos atentos às histórias que você conta, as primeiras tentativas de ler as palavras que estão presentes ali.

É delicioso abraçar o pequeno, bem agarradinho, e sentir que ele está protegido debaixo das suas asas. É uma fonte de alegria enorme sentir sua mão segurando a sua, até que você a sente afrouxar, quando finalmente o sono chega.

Por isso, se você ainda está vivenciando a fase de dificuldade, quero que você saiba que isso vai passar. Que em breve você poderá transformar a hora de dormir em uma das mais deliciosas do dia.

Tudo passa tão rápido que, quando você piscar, a realidade mudará de novo, e você estará acordada madrugada a fora, esperando que o filhote chegue seguro em casa.

(Foto: 123RF)

comentarios Família, filhos, sono, maternidade, mãe