Família

A importância dos avós na vida dos netos

Por Nívea Salgado
@Mildicasdemae

Você já parou para pensar em tudo o que seu filho ganha convivendo com os avós?

A importância dos avós na vida dos netos

A relação que eu tive com minhas avós mudou minha vida. Infelizmente não tenho muitas recordações de meus avôs: o pai de minha mãe faleceu antes mesmo de seu casamento, e meu avô paterno quando eu ainda era criança. Mas minhas avós sempre estiveram presentes: todos os sábados, durante anos, almoçamos na casa da mãe de meu pai e seus pratos deliciosos são lembranças gostosas que levo até hoje. Dela também herdei os olhos claros, e, dizem, um jeito calmo de falar (porém incisivo). Minha avó materna é viva, e me ensinou a acreditar que sonhos se realizam, desde pequena. Ela tem uma habilidade mágica de concretizar as coisas e com ela aprendi que nem sempre é necessário ter dinheiro para se conseguir o que quer. Se sobrar vontade, você vai lá e consegue!

Hoje tenho a oportunidade de ver essa mesma relação entre avós e netos sendo construída com minha filha. E como é bonito ver a importância dos avós em sua vida! São aprendizados que os pais, justamente por estarem envolvidos com a louca rotina, não conseguem passar. Além disso, avô e avó sabem, por experiência própria, que um docinho de vez em quando, ou um mimo não fazem mal, só criam boas lembranças.

Outro dia minha filha trouxe à tona esse assunto, enquanto assistia à nova temporada de Doutora Brinquedos. No primeiro episódio, a avó da Doutora mostra à neta que ambas dividem o mesmo dom: o de falar e consertar os brinquedos.

Por meio de um dispositivo que a avó apresenta, a Doutora Brinquedos é capaz de viajar à Brinquedolândia, um mundo onde os brinquedos ganham vida e no qual a personagem principal tem seu próprio hospital. Quando o desenho terminou, Catarina comentou que também tinha muitas coisas em comum com os avós e o brilho em seus olhinhos em se referir à família me emocionou, de verdade.

Para terminar o post, segue uma listinha das coisas que os avós podem fazer pelos nossos filhos: 

- Os avós são os detentores de memórias de uma outra época. Eles sabem histórias de famíia que nós não conhecemos e podem falar sobre uma fase da qual não recordamos (inclusive detalhes da nossa infância, que nossos filhos adoram conhecer!).

- Os avós produzem recordações deliciosas, daquelas comidinhas que os pais não liberam, mas que eles deixam o filhote comer de vez em quando.

- Os avós têm experiência de vida e podem dar conselhos valiosos a seu filho, cujo valor ele só vai descobrir bem mais velho.

- Os avós não acham que precisam acertar sempre, coisa que muitos pais se cobram. E por isso têm uma relação mais leve com os netos.

- Os avós mostram que nossos filhos são (muito) amados por outras pessoas, além do pai e da mãe. E isso é um aprendizado e tanto!

A nova temporada “Doutora Brinquedos e seu Hospital” está sendo exibida no Disney Junior, aos sábados e domingos, às 17h.

(Imagens: 123RF e acervo Disney)