Família

O dia em que minha filha pediu um irmão

Por Nívea Salgado
@Mildicasdemae

Quando você decide ter apenas um filho, fatalmente terá que explicar a ele que o irmãozinho não virá

O dia em que minha filha pediu um irmão

Eu sou uma mãe de filho único. Filha, no caso. Catarina tem 4 anos e chegou à fase de se deliciar com a presença de crianças da mesma idade. E a mamãe aqui, que até pouco tempo atrás era a companhia favorita da filhota, começa a entender que seu mundo está crescendo - para a pequena, já não bastam as histórias e as brincadeiras com a figura materna. O que ela quer mesmo é ter alguém com quem brincar, de igual para igual. 

E, claro, o pedido inevitável apareceu: "Mãe, me dá um irmão?". Eu poderia dar mil evasivas, dizer que iria pensar sobre o assunto e tentar nunca mais voltar a ele, mas decidi ser sincera: "Filha, mamãe não vai ter outro filho. Eu sei que você adoraria um irmãozinho ou irmãzinha para brincar, mas a verdade é que eu não posso ter mais um bebê".

Ah, e a decepção em seus olhinhos? E as lágrimas que começaram a rolar por seu rosto, enquanto ela tentava entender por que papai do céu não realizaria seu desejo?

Ao vê-la tão triste, comecei a chorar junto - parte por não poder dar a ela o que mais queria, parte por ainda não ter conseguido fechar as próprias feridas.

Eu tive menopausa precoce, o que significa que posso considerar Catarina um pequeno milagre. E embora um segundo bebê estivesse nos meus planos de maternidade, eu sei que ele não virá. Se para mim a simples aceitação desse fato não é das mais fáceis, vendo o quanto minha filha gostaria de ter uma companhia para o resto da vida a torna ainda mais difícil.

Tentei mostrar outro lado da situação: que sem a chegada de um irmão, ela teria mamãe e papai só para ela. Que ela não precisaria dividir nossa atenção, que não precisaria passar por um período em que as atenções se voltariam para o novo bebê. E ao invés de ficar mais tranquila, ela simplesmente disse: "Mas o que eu queria mesmo é ajudar a cuidar dele. Eu seria uma ótima ajudante, mamãe".

Eu sei minha querida, eu sei. Tenho certeza de que você seria a melhor delas...

(Foto: kourtlynlott/ Creative Commons)

comentarios filha, irmão, Família, maternidade