Família

Verão: a melhor estação para fazer piquenique ao ar livre

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

Levar os filhos para comer em parques é diversão garantida. Atenção apenas para a conservação dos alimentos!

Verão: a melhor estação para fazer piquenique ao ar livre

No verão, um dos passeios mais gostosos para fazer com os filhos é um piquenique no parque ou na praia. De referência pela manhã, antes da chuva ou do calor intenso.

Sempre notei que durante a estação mais quente do ano o apetite das crianças diminuía, mesmo em momentos de lazer como esses. Os meninos ficavam com menos fome e com mais vontade de beber água. Aos poucos fui entendendo esse mecanismo fisiológico do corpinho deles e passei a carregar mais sucos e água para mantê-los hidratados.

Sempre me preocupei com a segurança das comidinhas que levava para os piqueniques. Quando os passeios duravam o dia todo e eles só comiam papinhas, eu preferia levar as industrializadas, que são mais práticas e também mais seguras, com menos risco de estragarem. Mas nem sempre os meninos curtiam os potinhos fabricados.

Quando eu optava pela papinha caseira, tinha muito cuidado e atenção no transporte. Usava lancheiras/bolsas térmicas com aqueles gelo-gel para manter a comida resfriada. Apostava em frutas fresquinhas. Nem em temperatura ambiente nem geladas de trincar os dentes ou as gengivas. Só as cortava na hora.

Também preferia um cardápio de papinhas mais leves, com legumes e verduras. Quando optava por incluir proteínas, preferia as de carne branca, como peixe e frango, ou ovos bem cozidos. E sempre dava a comidinha em temperatura mais para fria do que para quente.

O verão só não pode impedir a família de fazer esses passeios deliciosos ao ar livre! Apenas cuidado para acondicionar os alimentos. A Proteste produziu um ótimo texto sobre conservar alimentos. Selecionei algumas dicas da associação dos consumidores:

1) Mantenha na temperatura certa os alimentos resfriados. Arrume os que necessitam de refrigeração em um cooler com gelo ou gelo gel.

2) Separe as bebidas e os alimentos perecíveis em coolers diferentes. Assim, você evita que o abre-e-fecha do cooler com as bebidas prejudique a conservação dos lanches.

3) Mantenha o cooler com alimentos perecíveis fechado. Quanto menos abrir, menor a variação da temperatura e melhor a conservação.

4) Evite a contaminação cruzada. Armazene separadamente alimentos que são consumidos crus dos que serão cozidos.

5) Leve os alimentos lavados. Lave as frutas e os vegetais frescos em casa e não esqueça de acondicioná-los bem para não entrarem em contato com o gelo ou gelo gel.

6) Sirva os alimentos na hora certa. Só retire os produtos perecíveis do cooler quando todos estiverem prontos para comer. A exposição prolongada ao calor pode favorecer o crescimento de microrganismos que deterioram o produto e causar doenças.

 

Beijos e ótimo verão!

Patricia