Moda e Beleza

Arrase com o estilo militar

Aposte nesta tendência e faça bonito na estação

Arrase com o estilo militar

Inverno combina com um guarda-roupa mais robusto – pelo menos nas regiões onde as baixas temperaturas prevalecem. E se tem um estilo que combina com esse quesito, é o militar.

“Ele é caracterizado por peças em vários tons de verde, que vão do verde meio lavado e desgastado até o intenso, musgo, como as cores cáqui e marrom. A estamparia fica por conta da camuflagem e os detalhes surgem com muitas tachas, spikes e bolsos utilitários”, explica a consultora de moda e estilo Flávia Quintella.

Tendência da estação, o estilo militar pode ser usado em vários locais, já que a moda é bem democrática.

“Em lugares e momentos informais, como passeios, almoços, happy hours, ele é bem-vindo. Se o seu ambiente de trabalho não é muito formal, você pode usar uma peça militar, combinada com outra mais básica, sem problemas”, aconselha Flavia.

Porém, em ocasiões em que a formalidade impera, é melhor deixar a "pegada" militar de lado.

As peças da moda

  • Calças, shorts, saias e vestidos: podem ser modelos em jeans ou sarja, com muitos bolsos estilo cargo ou ainda com tachas ou spikes. Entram, ainda, detalhes como amarrações e ferragens. 
  • Camisas: levam botões dourados, aplicações de tachas ou spikes, dragonas (detalhes nos ombros) ou bolsos utilitários (aqueles bem quadrados). “A peça pode reunir todas essas características ou ter apenas um detalhe nas cores ou estampas”, explica Flávia.
  • Blazers, casacos e parkas: normalmente com abotoamento duplo, podem ter ou não aplicação de bordado.
  • Acessórios: bolsas e mochilas em lona ou couro, óculos modelo aviador e botas tipo coturno, bem pesadas.

 

Mix para arrasar

Um dos segredos para acertar na produção é a mistura de estilos. O ideal é não usar um look inteiro militar, para não sair por aí parecendo um soldado caricato, como alerta a consultora.

Por isso, escolha apenas uma peça  e combine-a com outras mais neutras ou clássicas. Uma camisa militar, por exemplo, pode ser usada com calça preta de alfaiataria ou com jeans. Nos pés, vale combinar desde o scarpin até a sapatilha.

“Uma parka usada com jeans e blusa listrada, por exemplo, deixa um visual moderno e cool”, sugere Flavia.

Outro cuidado importante é mesclar peças masculinas e pesadas, bem características deste estilo, com outras mais femininas e modernas. Calçados de salto alto, acessórios de peso (como um maxicolar e pulseiras) também ajudam a deixar o visual mais gracioso e sensual.

“Blusas mais leves e de cores suaves, como rosa claro, fazem um contraponto interessante com o militar, tanto verde, cáqui ou camuflado. Uma combinação fantástica é mesclar a estampa de onça com o verde militar. É moderno e superestiloso”, sugere a consultora.

A psicóloga Marcia Azeredo, 28 anos, considera a tendência ultramoderna. “Adoro usar calças cargo, com bolsos nas laterais. Vestem bem e dão um toque jovial ao look. Outra peça que faz sucesso é a camisa de chiffon, com estampa camuflada, usada com calça de alfaiataria. Uso essa produção para trabalhar, para sair com os amigos e em outras ocasiões. E sempre fica bacana”, afirma.

Um mix pra chamar de seu

A ideia é combinar, misturar, brincar e inovar. Para escolher a melhor opção, observe o seu estilo:

  • Romântico: uma saia de renda com camisa militar ou um vestido floral de tecido leve com uma parka são bons exemplos.
  • Rocker: calça de couro com casaco camuflado ou calça militar com jaqueta de couro (com bota mais pesada ou até mesmo sapatilha e scarpin).
  • Clássico: saia-lápis com camisa militar e scarpin.

 

(Fotos: Getty Images, C&A [4, 5 e 8], Dimy [1 e 2], Mimove [7], Óticas Carol [3] e Zattini [6]/ Divulgação)