Moda e Beleza

Base ou corretivo, o que vem primeiro?

Por Karen Bachini

Descubra a ordem de aplicação que mais combina com as suas necessidades!

Base ou corretivo, o que vem primeiro?

Hoje em dia, com tantas novidades legais no mundo da beleza, a nossa rotina de maquiagem está cada vez mais complexa.

É claro que cada pessoa usa o que quer e que, no dia a dia, nem todo mundo usa tantos produtos, mas se antigamente usar base já significava fazer uma maquiagem mais especial e caprichada, hoje ela é só um detalhe, que vem depois de primers e antes de corretivos, iluminadores, contornos e muito mais... Essa listinha não para de crescer!

Porém, com tantos produtos disponíveis para deixar a nosso visual ainda mais legal na hora de maquiagem, muitas vezes ficamos na dúvida sobre qual a ordem correta de aplicar todos os itens.

Eu já fiz um post aqui em Babble explicando um pouco sobre o assunto e falando sobre a ordem que faz mais sentido na minha rotina de maquiagem, mas recentemente muito tem se falado sobre base e corretivo, então resolvi explicar melhor.

Para mim faz muito mais sentido aplicar o corretivo após a base por diversos motivos!

Acho que o mais importante deles é que, em algumas ocasiões, quando aplicamos a base, grande parte das imperfeições da nossa pele já é camuflada, portanto é mais prático corrigir apenas as falhas que restaram com o corretivo, ao invés de cobrir tudo e passar a base por cima para uniformizar.

Isso porque eu gosto de maquiagens mais naturais e, para obter esse efeito, quanto mais finas as camadas de produto que aplicarmos na pele, mais legal o resultado!

Além disso, muitas vezes, quando aplicamos o corretivo primeiro e a base em seguida, o pincel (ou esponja) acaba tirando um pouco do corretivo junto, fazendo com que a gente precise reaplicar o corretivo depois de terminar a base.

Ou seja, precisamos fazer a mesma coisa duas vezes e nisso muito produto acaba acumulando, o que deixa a pele pesada. É muito corretivo, né?

Mas claro que tudo isso que eu falei vale para quando nós usamos corretivos em tons semelhantes ao da nossa pele! Porque, quando o assunto é corretivo colorido, dificilmente você vai conseguir obter um bom resultado aplicando-o em cima da base.

O corretivo colorido serve para uniformizar tons. Ele é um pouco mais difícil de usar, mas é a melhor opção para corrigir despigmentações, vermelhidões ou hematomas da pele. Porém, funciona com contraste, ou seja, se você quer corrigir vermelhidões, por exemplo, precisa usar um corretivo verde!

No entanto, como já é de se imaginar, na maioria dos casos, se ele for aplicado por cima da base, o reflexo da maquiagem poderá ser esverdeado, mesmo que o produto seja bem espalhado. Então cobrir tudo com a base é fundamental para deixar as tonalidades uniformes.

Parecem muitas regrinhas, né? Mas no fim das contas é tudo questão de teste. Na maquiagem precisamos usar, experimentar e até mesmo errar para descobrir o que gostamos.

Essas foram algumas das minhas principais dicas, que funcionam muito quando estou me maquiando e maquiando outras pessoas, mas isso não significa que você não possa descobrir uma forma totalmente sua para aplicar a base e o corretivo... 

O importante é se divertir, se sentir confortável e cada vez mais bonita!

(Foto: Arquivo pessoal)