Moda e Beleza

Cabelo de noiva: tendências para o grande dia

O penteado precisa ser impecável, afinal, a noiva costuma ser o centro das atenções

Cabelo de noiva: tendências para o grande dia

Algumas noivas já têm uma ideia fechada e sabem exatamente qual penteado querem usar no grande dia - antes mesmo de escolherem o vestido.

Outras se descabelam só de pensar nas inúmeras opções: coque clássico, meio-preso, solto com babyliss... E, verdade seja dita, de nada adianta um vestido maravilhoso se a noiva estiver com um penteado que não lhe favoreça.

A regra número 1 para acertar o look na hora de subir no altar é fazer um penteado que combina com o seu estilo pessoal. Ok, o coque pode ser uma opção clássica e elegante para o grande dia, mas se você não costuma ou gosta de usar os fios presos, pode estranhar o resultado.

E é essencial que você se sinta deslumbrante e segura. Além da sua personalidade, as tendências de beleza devem ser consideradas para deixar o visual datado.

Confira os penteados que estão em alta entre as noivas e inspire-se!

O tradicional e o não tão tradicional coque

Os coques cheios com fios alinhados figuram entre os queridinhos das noivas. “O coque alto e volumoso nunca sai de moda e é sempre uma ótima escolha”, indica Fabricio Johann, hair stylist do Espaço Emília Borges, em São Paulo.

Para garantir um toque extra de sofisticação, vale finalizar o look com uma tiara em volta da base do arranjo. Uma opção para noivas mais casuais, que não abrem mão do preso, é o cabelo com textura de babyliss arrumado em um coque mais solto e baixo.

O penteado ganha charme e leveza com algumas mechas da franja soltas ao redor do rosto e delicadas flores na lateral ou na base do arranjo. As variações de coque são perfeitas para quem casa de dia ou à noite, com ou sem véu.

A leveza do meio-preso

A duquesa de Cambridge Kate Middleton é prova de que uma noiva clássica pode ficar elegante com os fios fora do coque e optar por um penteado meio-preso. Apesar de atemporal, o look está com força total!

Combina com todos os tipos de noivas e cerimônias e pode ser feito com fios lisos ou cacheados com babyliss. Dica: o volume no topo da cabeça dá um ar sofisticado ao penteado.

O rabo de cavalo vai para a festa

Quem disse que rabo de cavalo só serve para o dia a dia? A versão elaborada do penteado garante um look perfeito no altar e é uma boa alternativa para as noivas que querem o cabelo preso, mas sem a formalidade do coque.

É um penteado menos comum e que não desmancha facilmente durante a festa. Você pode apostar no rabo lateral com fios cacheados com babyliss ou em um rabo central com as pontas marcadas.

Diga sim para o cabelo solto!

Provavelmente você já ouviu que noiva tem que casar de cabelo preso. Que nada! “O cabelo solto com ondas e bastante movimento está cada vez mais em alta e é uma escolha romântica que cai bem em qualquer horário”, afirma Fabricio Johann.

Aqui, vale apostar em um acessório para valorizar o visual. A coroa de flores vai bem em casamentos campestres ou na praia e o pente com pedrarias ou pérolas pode ser usado só de um lado em cerimônias mais formais.

A versatilidade das tranças

A trança desestruturada lateral enfeitada com flores é uma linda opção para noivas românticas. No entanto, o trançado também aparece em outros formatos e surge com tudo nos looks de quem sobe ao altar em 2016, inclusive no tradicional coque, em penteados semipresos ou mesmo em cabelo solto, usando as tranças apenas como um charme.

“A trança dá um acabamento superdelicado e atual e combina com praticamente todos os estilos de noivas, das mais românticas às mais glamorosas”, indica o hair stylist.

Solte o volume e os cachos!

O volume de quem tem cabelo crespo e cacheado pode – e deve! – ser valorizado no altar. As madeixas encaracoladas podem ficar soltas em um penteado meio-preso com um pente na lateral, ou podem ser arrumadas em um coque alto e volumoso – quanto mais volume tiver o coque, melhor!

Solto, meio-preso ou preso, mas sempre com um acessório

  • Pente: pode ser usado para dar um acabamento em cabelo curto ou longo, solto ou preso. Nos fios soltos, fica um charme se usado só de um lado. Já uma noiva clássica que vai no tradicional coque pode utilizar dois pentes iguais, um de cada lado da cabeça.
  • Tiara: bastante versátil, serve de acabamento para todos os tipos de penteados. Se utilizada no topo da cabeça, dá um efeito majestoso de coroa em penteados sofisticados.
  • Coroa de flores: é uma ótima opção para noivas românticas que vão se casar durante o dia, ao ar livre, no campo ou na praia. Pode ser de flores naturais ou artificiais.
  • Headband: confere um ar boho. As mais despojadas podem usar a headband entre os fios como tiara. Já noivas mais irreverentes podem colocar o acessório no meio da testa.
  • Casquete e voilette: o casquete é ideal para noivas que querem fugir do véu tradicional e dar um toque fashion ao look. O acessório pode ser usado na lateral, de preferência ao lado oposto da franja, sozinho ou acompanhado de uma voilette, que funciona como um véu pequeno com charme vintage. A voilette também pode ser usada sozinha ou com flores.
  • Flores de tecido: estão voltando com tudo e combinam com todos os tipos de casamento e penteados.

 

Importante: na hora de escolher o acessório do cabelo, lembre-se de que ele precisa “conversar” com o vestido e o brinco. No dia da última prova do vestido, tente agendar também a prova do cabelo e da maquiagem para fazer possíveis ajustes e visualizar o resultado final.

(Foto: Getty Images)