Moda e Beleza

Como fazer o cabelo crescer mais rápido

Descubra as práticas e os hábitos do dia a dia que ajudam seus fios a crescerem com velocidade e força

Como fazer o cabelo crescer mais rápido

É quase uma tortura abrir revistas e ver propagandas na TV com famosas de cabelão, compridíssimo, enquanto os poucos centímetros extras dos fios sempre pareceram uma vitória para você.

Quando decide radicalizar e cortar os fios curtinhos, depois sofre querendo que eles voltem ao comprimento de antes? Os meses passam e nada parece sair do lugar, não é mesmo?

Mas algumas dicas e hábitos podem ser adotados no dia a dia para dar uma forcinha nesse quesito – e também deixar suas madeixas menos propensas às quedas.

Ative a circulação do couro cabeludo

O hairstylist Thony Rodrigues conta que essa é uma das práticas mais valiosas para fazer os fios crescerem mais rápido. “Massagear o couro cabeludo e pentear o cabelo com frequência estimulam a corrente sanguínea da área, atingindo o bulbo capilar e fortalecendo os fios”, explica. Secar o cabelo de cabeça para baixo também pode estimular a circulação de sangue.

Escolha produtos corretos e de qualidade

É fundamental usar cosméticos à base de minoxidil, que é um princípio ativo de vários produtos antiqueda. Pelo menos uma vez por semana, faça também uma hidratação com queratina, para deixar o cabelo mais fortalecido.

Repense as tinturas e as progressivas

Evitar químicas também pode ser de grande ajuda, pois elas enfraquecem os fios. A advogada Nathalie Albieri deixou de fazer reflexos loiros no cabelo, além de escova progressiva, e sentiu uma grande diferença. “Sempre tive problemas para conseguir fazer meu cabelo crescer, mas, quando parei de usar química, os fios ficaram muito mais fortes e saudáveis”, garante.

Evite que a raiz do cabelo fique oleosa

A gente bem sabe que há dias de preguiça, principalmente os mais frios, porém, lavar o cabelo diariamente (ou dia sim, dia não, dependendo do seu tipo) é um hábito simples e eficaz. Isso porque, segundo o cabeleireiro Thony, quando os folículos do couro cabeludo estão limpos, há uma maior possibilidade de oxigenação, o que facilita a penetração de vitaminas contidas nos cosméticos. “Tomar banho morno também ajuda a não estimular a oleosidade das glândulas sebáceas do couro cabeludo”, diz o especialista.

Viva uma vida mais saudável

Também não é novidade que uma rotina repleta de estresse e ansiedade pode levar à queda e ao enfraquecimento dos fios. Por isso, inclua hábitos mais saudáveis no seu dia a dia. Meditação, yoga ou uma simples caminhada podem ajudar nesse sentido.

Inclua vitaminas no cardápio

A alimentação é outra parte essencial nessa conquista. Inclua alimentos ricos em vitamina A (agrião, couve, ovos, cenoura, tomate e mamão), B (castanha-do-pará, cereais integrais e leite), E (espinafre, semente de girassol, amêndoas e damasco seco) e ferro (feijão, brócolis, grão-de-bico e carne vermelha).

Corte as pontas com frequência

É difícil cortar as pontas do cabelo quando ele já demora tanto para crescer, não é mesmo? Mas Thony Rodrigues garante que essa é uma das dicas mais valiosas. “Cortar um dedinho a cada três meses para retirar as pontas duplas ajuda na renovação e no crescimento saudável”, explica. Afinal, também não adianta ter madeixas longas e sem vida.

(Foto: Getty Images)