Moda e Beleza

Como usar chapéu?

Por Karen Bachini

Um dos acessórios mais antigos do mundo voltou com tudo e pode ser a peça que faltava no seu guarda-roupa!

Como usar chapéu?

Foi-se o tempo em que chapéu no Brasil ia no máximo à praia. Por mais que ainda role um certo estranhamento, agora o chapéu vai ao shopping, festas e, principalmente, a shows e festivais, provando que aquele chapéu clássico de festa deu lugar aos modelos mais básicos e modernos, que combinam com as mais diversas ocasiões do nosso dia a dia.

Eu sei que sou um pouco suspeita para falar, mas acredito que a moda do chapéu chegou por aqui por causa dos blogs de moda. Já faz muito tempo que as blogueiras gringas começaram a usar esse acessório com os mais diversos tipos de look e, de tanto elas serem clicadas com esse visual, a vontade de usar bateu por aqui também.

No começo, muita gente torceu o nariz, achou um exagero, falta de originalidade, mas essa fase passou e agora diversos modelos podem ser encontrados à venda nas fast-fashion de todo o país.

Porém, para quem não tem tanta referência de moda e tempo de pesquisar looks, às vezes fica a dúvida: como usar?

A resposta pra essa pergunta é simples: use como você quiser, como você achar legal! Mas até eu, mesmo depois de achar na internet várias ideias de looks com chapéus diferentes para me inspirar, tive receio de como combinar e escolher o acessório.

Por isso hoje eu separei algumas dicas que podem ajudar vocês no processo. Afinal, a vida é curta demais para gente não tentar todas as possibilidades na hora de se vestir!

(Foto: Arquivo pessoal)

5 dicas para usar chapéu
1
Combine
A primeira coisa a levar em consideração na hora de escolher um chapéu é decidir como é o look que será usado com ele. Vai ser um vestido com caimento mais sóbrio ou um blazer mais sério? Prefira chapéus estruturados! Já se o look é mais casual e desestruturado, os chapéus mais divertidos e menos rígidos costumam combinar bem. O contraste até pode ser interessante, mas harmonizar o descombinado pode ser difícil.
2
Compense
Assim como existem roupas que fazem com que a gente pareça mais alta, com os chapéus é a mesma coisa. Se considera baixinha e quer alongar a silhueta? Prefira os modelos com copa alta (copa é o lugar de encaixar a cabeça).
3
Dê cor
É mais fácil de encontrar à venda chapéus em cores como preto, azul marinho, marrom e cinza. Eles realmente combinam com tudo e são mais fáceis de inserir no look. Mas para um visual mais alegre, invista em modelos coloridos. Nada como um chapéu bem vibrante para renovar o visual de inverno do dia a dia!
4
Adapte
É normal que, ao experimentar um chapéu, a nossa cabeça pareça mais volumosa ou pequenininha, isso acontece porque, dependendo do tamanho das abas, dá a impressão de que somos maiores ou menores. Geralmente quem tem o rosto oval fica melhor usando chapéus cuja copa e a aba tenham tamanhos proporcionais, enquanto quem tem o rosto quadrado costuma combinar com chapéus de abas grandes, que evitam um efeito blocado de abas, bochechas e testa do mesmo tamanho. Já quem tem o rosto triangular costuma ficar bem com chapéus menores e de copa arredondada, como o coco, por exemplo.
5
Experimente
Se mesmo com as minhas dicas você ainda não conseguiu se decidir, nada melhor do que testar todas as opções da loja! Eu achava que nenhum chapéu ficaria bom em mim, até que um dia eu experimentei um, de brincadeira, em uma loja de roupas. Nem preciso falar que me apaixonei, né? Faça o teste.