Moda e Beleza

Cuidados com a pele e durante a gravidez

Por Marina Breithaupt

Saiba quais são os nossos aliados na manutenção de uma pele sadia durante a gestação

Cuidados com a pele e durante a gravidez

Muitas mudanças ocorrem no período de gestação, umas muito boas, como cabelos maravilhosos e unhas fortes que crescem rápido. Já outras, nem tanto assim, como o risco de estrias e manchas na pele conhecidas como melasmas ou manchas gravídicas.

Assim como acontece na alimentação, é preciso fazer algumas adaptações e mudanças nos rituais de beleza durante esse período.

Eu, por exemplo, precisei substituir meu antiage que contém ácido retinóico, por recomendação médica, por um fluído rejuvenescedor à base de vitamina C que é seguro durante a gestação. Também abandonei meu gel secante para acne, que era meu salvador da pátria, e o clareador de manchas que estava utilizando.

Não diferente do que aconteceu nas últimas gestações, minha pele ficou muito mais oleosa e isso é perfeito para minhas inimigas, as espinhas.

Tenho tratado do problema com muita limpeza de pele (manual) e lavagens com um sabonte especial à base de enxofre.

Se você também está passando por isso, saiba que um dermatologista - e só ele - poderá te salvar! Se você ainda não consultou um especialista, mas costuma usar cosméticos para a pele, é legal que faça um consulta para tirar dúvidas do que pode e o que não pode usar nesse período.

O filtro solar também tem sido um companheiro inseparável. Investi em um gel com fator de proteção 60. Assim, consigo me proteger sem gerar mais oleosidade para o rosto.

Não tive estrias nas gestações anteriores, mas mesmo assim comecei a me cuidar. Por recomendação médica estou usando um óleo e um hidratante especiais para gestantes.

Já se sabe que quando há predisposição genética tanto para estrias quanto para o aparecimento de celulites é muito dificil que cremes e loções consigam paralisar isso, mas não custa nada investir nesses cuidados com a pele da barriga.

Além de um ritual de beleza relaxante, pense que esse é um momento único de vínculo entre você e seu bebê. Eu acho indispensável e, claro, isso aumentou muito meu tempo de pós-banho, momentos só meus e do #baby3.

Então não se esqueça:

  • consulte um dermatologista no início da gestação
  • substitua maquiagens e filtros solares que deixem a pele oleosa
  • capriche na limpeza de pele e na hidratação da barriga, seios e pernas
  • óleos e hidratantes com colágeno, vitamina E e elastina serão seus melhores amigos
  • tomar um complexo vitamínico durante a gravidez é indispensável

 

O mais importante é termos em mente que nada é para sempre. Essa é uma fase linda, mas que requer algumas abdicações temporárias - e quem já viveu isso sabe que passa tão rápido!

(Foto: Débora Silveira Fotografia)