Moda e Beleza

Da cintura para baixo

As calças, saias, meias e os sapatos que farão sucesso nas vitrines e nas ruas durante a temporada fria

Da cintura para baixo

Enquanto no verão a moda pede tecidos leves e fluidos, estampas alegres, braços e pernas de fora, o inverno se contrapõe com peças mais pesadas mas, nem por isso, menos charmosas.

Muito pelo contrário, a tendência fashion da estação mais fria do ano é sempre sinônimo de estilo e muita classe.

Casacos, cachecóis, botas e tantos outros itens saem do armário e fazem bonito em composições ultraelegantes, que remetem à sofisticação da moda europeia.

A professora Ana Laura Cardoso, de 36 anos, é fascinada pela moda inverno. “Acho elegante e clássica. São peças confeccionadas em tecidos pesados, duram bastante, e o corte dificilmente fica ultrapassado. Por isso, a cada ano, compro um ou outro item mais marcante, alguma tendência, e componho com as roupas que já tenho no armário. Assim, fico com o visual atual, sem gastar muito”, revela. 

Segundo a consultora de moda Érica Minchin, a próxima temporada será bem democrática. Confira as dicas da especialista sobre as calças, saias, meias-calças e sapatos que prometem fazer sucesso no inverno 2015, e invista nestas tendências!

Saias, sim. Por que não?

“Vale adotar um comprimento mais curto, ou longo, shape ajustado ao corpo ou mais larguinho. O importante é escolher o que lhe cai bem. Porém, ganham destaque nessa temporada as saias mais amplas, com a barra na altura do joelho ou mais abaixo, próxima ao tornozelo”, conta a consultora.

Um alerta, entretanto: quem investir na saia ampla precisa ter a consciência de que criará uma sensação de perna mais curtinha e mais larga. Para equilibrar a silhueta, vale a pena usar meias e calçados em cores próximas às da saia e apostar em fendas, transparências ou rendas, que vão quebrar um pouco desse efeito. 

Calças setentistas

Segundo Érica, a grande novidade no quesito calças são os modelos mais amplos, com um perfume de anos 70, especialmente as versões com tornozelo mais largo.

“A combinação também depende do estilo e do tipo de corpo. As calças mais amplas tendem a aumentar a região do quadril, então pedem um contraponto na parte de cima, para distribuir essa informação. Por isso, aposte em um maxicolar, um lenço, uma estampa ou cor mais chamativa”, ensina.

Outra tendência marcante neste inverno serão as calças em tecidos estampados, seja com flores ou grafismos. A calça jeans flare, de cintura alta, também promete tomar conta das ruas.

A vez das meias-calças

Com a profusão de sobreposições, inclusive de vestidos e saias com calças, a maioria das marcas optou por expor as pernas das modelos, dando uma certa leveza.

“Mas quem prefere usar meia-calça deve seguir o extremo oposto e adotar o acessório como uma informação a mais no look, e não um mero complemento. Apareceram modelos com renda, brilho e telas”, diz Erica.

O melhor jeito de usá-las é partir para a combinação com materiais mais discretos.

“É importante lembrar que meias trabalhadas podem engrossar a coxa. Por isso, quem quer afinar as pernas se sentirá mais confortável com desenhos menores, mais discretos e tramas mais fechadas, que não exponham tanta pele, como é o caso das telas e rendas”, ensina a consultora.

Sapatos de peso

Segundo Érica, a temporada será de calçados mais pesados, com referências masculinas, saltos mais grossos e botas com canos mais longos, acima do joelho (conhecidas como over knees).

“Essas botas de canos alongados fazem as vezes de calça, quando usadas sob vestidos que as cubram”, explica. Já os modelos de cano médio ou baixo surgem com fivelas, aplicações e outros detalhes, que enriquecem a produção e ficam bem com saias longas e calças.

As sandálias chegam com saltos grossos, pesados, e muitas amarrações. “Mas, não há regras. O que importará cada vez mais daqui para frente é como cada um se apropria das referências que as marcas trazem”, orienta.

(Fotos: Getty Images, Megadose [1], Memove [2], Maria Filó [3, 5, 7 e 8], Damyller [4], Zattini [7 e 10], Triton [9]/ Divulgação)