Moda e Beleza

Miniguia do macacão

Prática e democrática, a peça pode ser usada em várias ocasiões - do trabalho às festas. Saiba como escolher o modelo ideal para o seu corpo e o seu dia a dia

Miniguia do macacão

O macacão reapareceu com tudo há algumas temporadas e não saiu mais de cena. Deixou as passarelas para ganhar, definitivamente, um espacinho no seu armário.

“O mais interessante é que as marcas e estilistas estão criando peças para todos os estilos e tipos de corpo. É a democracia na moda em uma peça prática, que pode ser descontraída e elegante”, argumenta Arlindo Grund, consultor de moda.

Considerado atemporal, o macacão surgiu como peça utilitária, usada inicialmente por homens, ainda no século XIX. Mais tarde, entrou para o guarda-roupa feminino na 1a Guerra Mundial.

“Na década de 1960, se tornou um artigo de moda com vários recortes e detalhes. Dez anos depois, promovido por Elvis Presley em seus shows, foi revisitado e novas versões apareceram e permaneceram nas passarelas da moda”, detalha Walquiria Caversan, professora do curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina (FASM).

Com tantos modelos disponíveis no mercado, é preciso atentar para alguns detalhes na hora de escolher a peça ideal para o seu corpo e para cada ocasião. Confira algumas dicas a seguir.

Qual seu tipo de corpo?

Toda mulher pode usar macacão, mas existem modelos específicos para cada tipo de corpo. “As baixinhas, por exemplo, devem usar peças monocromáticas para alongar a silhueta”, aconselha Arlindo.

“E é legal usar sapatos da mesma cor ou parecidos com o tom do macacão. Isso vale para os cintos também”, destaca Luciana Alves, personal stylist.

Para a professora Walquiria Caversan, as peças com tomara que caia e pernas muito amplas, como as pantalonas, devem ser evitadas por quem tem baixa estatura. “Nesse caso, vale investir nas pernas mais ajustadas na altura do tornozelo, com cores mais sóbrias”, completa.

Para quem está acima do peso, a dica é usar cortes mais retos, tecidos mais estruturados, com uma leve acinturada, e solto ao corpo. “Cores escuras também são bem-vindas. Se quiser usar estampas, o ideal são as verticais e miúdas”, diz a professora.

As altas e magras têm cartão verde para usar praticamente todos os tipos, escolhendo apenas o estilo certo para cada ocasião.

Se é o seu primeiro macacão, algumas dicas:

  • Só compre a peça se sentir segura nela.
  • A numeração certa é essencial para um bom caimento no corpo.
  • Opte por modelos mais clássicos.

 

Em que ocasião usar?

O macacão pode ser o look de vários momentos; é só saber escolher o modelo certo.

“No trabalho, os mais indicados são os que têm decotes mais comportados, com mangas curtas ou compridas, alças mais grossas e tecidos elegantes”, indica Luciana.

Como é uma peça prática, não exige muito esforço na hora de pensar em combinações. “Vai bem com jaqueta jeans, coletes e blazer. Se o seu trabalho pede uma produção mais sóbria, escolha tecidos de alfaiataria e cores como cinza, preto, azul marinho ou tons beges”, ensina Walquiria.

Para usar à noite, em festas e outras ocasiões especiais, a aposta é no corte. “Recortes diferenciados e bordados trazem sofisticação. O uso de joias e um salto finalizam a escolha”, explica a professora.

Já os estampados, mais descontraídos, podem compor o visual no dia a dia, em momentos de lazer. As versões florais são usadas no verão, durante o dia. As gráficas servem para qualquer situação (noite, dia, verão e inverno). E o macacão jeans deixa o visual mais despojado, perfeito para os finais de semana.

Com quais acessórios combinar?

Sim, eles são muito bem-vindos e dão um toque especial à composição. “O maxicolar e os brincos grandes são perfeitos para quem tem o pescoço mais alongado”, comenta Arlindo.

Entre outros apetrechos, Walquiria sugere incrementar a produção com cintos de todos os tipos, largos ou finos, além de braceletes, lenços e chapéus.

 

(Fotos: 284, Carina Duek, Colcci e Fifa Lady, todos para Zattini [foto de destaque, da esquerda para a direita]/ Divulgação; Dimy [1], Gallerist por Lale [2], Tufi Duek [3], Isolda [4], Giuliana Romanno [5], Maria Filó [6], Água de Coco [7], Damyller [8] e Roxy [9]/ Divulgação)

comentarios macacão, como usar, dicas