Moda e Beleza

O perfume ideal para os dias de calor

Por Karen Bachini

Descubra como escolher a fragrância certa

O perfume ideal para os dias de calor

Provavelmente você já ouviu alguém falar que detesta quando as pessoas exageram no perfume, ou talvez até você mesma já tenha saído de casa com uma fragrância e depois se arrependeu, por achar que ela ficou forte demais.

É claro que erros acontecem e, às vezes, na empolgação, acabamos usando mais borrifadas do que é necessário para perfumar o corpo e a roupa. Mas possível que esse tal exagero acabe rolando por causa da reação da fragrância com a nossa pele... E no verão isso tende a ser ainda mais perceptível.

A maioria dos perfumes é fabricada a partir de óleos aromáticos e, quando frios, eles parecem mais suaves mesmo, mas quando aquecidos liberam a fragrância de forma muito mais intensa. Um exemplo disso são as velas perfumadas, também feitas à base de óleos: quando elas estão apagadas, sentimos um cheirinho suave, mas assim que começam a queimar, já perfumam a casa toda.

Por isso é normal que, no calor, quando a temperatura do nosso corpo fica naturalmente mais alta, alguns perfumes que adoramos acabem parecendo fortes demais.

Por causa dessa variação na intensidade que o calor causa, muita gente acaba abrindo mão do perfume nos dias mais quentes, mas a verdade é que para quem adora fragrâncias isso é muito complicado, né? E também não acredito que seja necessário!

Para continuar perfumada na medida certa até mesmo nos dias de verão mais intenso, a única coisa que você deve fazer é prestar atenção na escolha da fragrância.

Para mim, as notas mais interessantes para usar no verão são as cítricas e as florais, que geralmente são mais suaves e possuem um cheirinho mais fresco, que dificilmente fica enjoativo por causa do calor.

Algumas notas frutais, como a lichia, a manga e o maracujá, também são legais, mas nesse caso acho que vale o bom senso, já que aromas adocicados muitas vezes se tornam enjoativos quando usados em dias quentes. Os aromas que são extraídos de chás, como o branco e o verde, também combinam com o calor... Deixam aquela sensação de banho recém-tomado no corpo!

Outra dica legal é prestar atenção na apresentação do produto, que indica a intensidade dos óleos essenciais na fórmula. Os perfumes têm a maior concentração, então o ideal é deixar de usá-los ou passar bem pouquinho nos dias quentes.

Já as colônias e as águas de banho são ótimas para o verão, porque nelas os óleos estão mais diluídos e, assim, a evaporação é rápida. A única parte chata é que, muitas vezes, elas precisam ser reaplicadas ao longo do dia, já que a fixação não é tão alta assim... Mas tente ver pelo lado positivo: em um dia quente, renovar uma fragrância fresquinha que amamos nos enche de energia!

(Foto: Arquivo pessoal)