Moda e Beleza

O que é alongamento de cílios?

Por Karen Bachini

Conheça essa nova tendência de beleza e descubra se é a melhor opção para você

O que é alongamento de cílios?

Aqui em Babble nós falamos bastante sobre cílios, desde os postiços, máscaras e até mesmo como a nossa alimentação pode influenciar no crescimento das pestanas, ou seja… Tá na cara que cílios maiores e mais bonitos são algo que desejamos!

Até mesmo as personagens da Disney têm cílios marcantes para indicar que são femininas, né?

Todo mundo adora e, se você também é adepta da maquiagem para realçar esse aspecto da sua beleza, com certeza já imaginou que seria maravilhoso ter o efeito de cílios postiços 24 horas por dia. A novidade é que agora isso finalmente é possível!

Eu sempre tive cílios bem compridos. Quando uso curvador e máscara, às vezes, nem parece que eles são naturais. Porém, eu não tenho muitos pelinhos e amo usar postiços para criar um efeito de volume.

Por isso, logo que eu ouvi falar do alongamento de cílios, fiquei na dúvida se ele seria ideal para mim ou se era mais indicado para quem procura aumentar o tamanho das pestanas. Como eu fiz para descobrir? Marquei um horário com uma profissional e fui testar na prática como o alongamento funciona.

O alongamento de cílios está se popularizando agora no Brasil, mas já é bem famosa nos EUA e também na Ásia. Existem algumas técnicas diferentes e é preciso pesquisar bastante o histórico do profissional antes de se submeter ao procedimento mas, basicamente, a coisa toda consiste em colar cílios sintéticos (que parecem bem reais!) nos nossos naturais, para que eles fiquem mais marcados e também compridos… Olhando um a um, não parece que vai dar muita diferença, mas o resultado é incrível!

Esse procedimento geralmente demora umas 2 horas para ser feito, mas quando pronto o alongamento de cílios dura até 5 semanas! Depois desse período você pode escolher se quer fazer a manutenção e recolocar os cílios artificiais que descolam com o passar dos dias ou se quer tirar tudo e voltar aos seus cílios naturais…

Tem gente que vicia (porque o efeito é muito legal!) e não consegue mais viver sem. Ouvi histórias de celebridades que usam alongamento há quase 10 anos. Mas tem gente que não se acostuma, como foi o meu caso, e acaba não levando a 'brincadeira' adiante.

Acho que a dúvida mais frequente é se o alongamento danifica os nossos cílios naturais e se podem haver complicações por causa do procedimento - era o que mais me preocupava também, mas mesmo pesquisando antes de colocar, o que eu pude perceber é que varia muito!

Acho que, para quem tem cílios muito finos e fraquinhos, os danos devem ser mais perceptíveis, mas mesmo no meu caso, com cílios fortes e compridos, eu senti que eles estragaram um pouco.

Para criar o efeito de volume, muitas vezes é necessário colar mais de um cílio sintético ao natural e, na minha opinião, o cílio fake e a cola acabam sobrecarregando, mesmo que a gente não perceba, o cílio natural.

Eu não senti a minha pálpebra mais pesada, nem nada do tipo, mas muitas vezes pude perceber que, quando um cílio artificial caía, ele levava junto um natural e esse foi o principal motivo que fez com que eu não renovasse o alongamento.

Além disso, é fundamental escolher um profissional que respeite a distância necessária para que a cola do alongamento não fique em contato com a pele, afinal, isso pode fazer com que os poros não respirem ou fiquem irritados, o que pode causar várias doenças.

Outra coisa que talvez você não fique sabendo antes de colocar o alongamento de cílios é que ele incomoda! Por mais que seja algo leve, fica um pouco difícil de esquecer que os cílios sintéticos estão lá, porque eles se despenteiam e fazer a maquiagem se torna um pouco mais difícil… Remover, então, nem se fala!

Não dá para usar máscara nos cílios e é proibido usar demaquilante oleoso. Além disso, tirar a maquiagem dos olhos sem esfregar também é um pouquinho complicado, então leve isso em consideração antes de colocar. Você vai precisar ter cuidado com os seus novos cílios!

No fim das contas, eu gostei do resultado do alongamento, me sentia muito mais bonita e acabei usando menos maquiagem também, porque com os cílios eu já achava o meu visual “natural" legal o suficiente! Mas, no meu caso, acho que só valeria a pena colocar de novo se eu fosse viajar, ou fizesse um longo trabalho no qual eu precisasse estar sempre apresentável, sem que isso exigisse que eu me maquiasse muito.

Porque, mesmo adorando o visual com cílios longos e cheios, os meus pelos naturais enfraqueceram bastante e eu acho que prefiro continuar usando postiços, maquiagem e ter cílios saudáveis… A saúde é o que importa e acho que, a longo prazo, eu poderia ter problemas maiores.

Mas claro que essa foi a minha experiência e que tudo pode mudar dependendo de como são os seus cílios e de qual profissional você escolher! Na dúvida, converse com o seu dermatologista e descubra se essa é a opção mais indicada para você.

(Foto: Arquivo pessoal)