Moda e Beleza

Para o casamento dos sonhos, um vestido incrível!

Cada noiva tem seu estilo, mas nada impede de observar (e seguir) algumas tendências, não é mesmo?

Para o casamento dos sonhos, um vestido incrível!

Dos tantos detalhes que envolvem uma festa de casamento, é bem provável que a definição do vestido seja o mais esperado e desejado por boa parte das noivas, que querem (e devem) estar lindas no grande dia.

Decoração, bolo, convites e tantas outras decisões difíceis vão, sim, ser valorizadas na festa, mas o visual da noiva costuma ser um dos assuntos que mais despertam curiosidade e elogios.

E entra ano, sai ano, alguns estilos se mostram mais fortes que outros. A consultora de imagem Luciana Ulrich, porém, argumenta que, independentemente do que esteja na moda, é importante que a noiva escolha um modelo que valorize sua silhueta, combine com seu estilo e destaque sua beleza natural.

“Essa harmonia com a identidade da mulher fará o vestido inesquecível e perfeito para a ocasião”, avalia.

Quanto à cor de vestido, Luciana diz ser essencial fazer um teste de coloração pessoal para ajudar a descobrir os tons, entre branco puro, off-white, gelo e outros, que combinem com a cor da pele.

O teste também mostrará se a noiva deverá escolher tecidos com maior brilho ou com opacidade. “A cor certa faz a diferença para deixar a noiva com sua beleza natural valorizada, ao invés de um tom que a faça parecer abatida e não favorecer a noiva e o próprio vestido”, esclarece.

Os queridinhos do momento

Mas para quem não abre mão de seguir a moda, a estrategista de imagem Tatiana Taurisano lista algumas das tendências que estarão em alta na próxima temporada:

  • transparências rentes ao corpo (conhecidas como segunda pele)
  • estilo hippie
  • tecidos fluidos
  • recortes acinturados (com acessórios ou joias em formato de cinto)
  • detalhes em brilhos, brocados e pedras
  • decotes profundos nas costas
  • saias com volume
  • flores e laços em chapéus ou véus

 

“Cada dia mais vejo crescer o número de mulheres pouco preocupadas em exibir um casamento padrão mas, sim, um que tenha a ver com a história do casal, seja na música, no local escolhido, nos adereços, na roupa... É tempo de personalizar!”, afirma Tatiana.

Para a advogada Ana Cristina Kleindienst, que sobe ao altar no fim de setembro, o mais importante na hora de escolher o vestido foi não se sentir fantasiada.

“Queria um vestido leve, com movimento. Comecei a contar para a modelista tudo que eu amava em noivas e ela me disse que não daria para colocar todos aqueles detalhes, pois ficaria exagerado. Então escolhi focar em renda, transparência e um pouquinho de brilho, algo que me surpreendeu, pois sempre tive aversão a vestido de noiva com brilho. Mas ficou lindo!”, empolga-se ela.

Para cada estilo, uma aposta

Segundo a consultora Tatiana, as noivas que querem um casamento mais tradicional podem optar pelo branco, clássico e atemporal, como manda o figurino. Nessa linha, rendas, pedrarias, véu longo ou mantilha são quase obrigatórios. “Tudo com muita discrição”, observa.

Para as mais modernas, a especialista aconselha dar preferência a vestidos de linhas retas, com algum acessório mais marcante, como um cinto ou joia, mas sem muitos detalhes ou bordados – e com um caimento impecável, é claro!

Quem vai casar no campo ou na praia deve escolher um traje sem brilho ou pedrarias por causa do horário – nessas situações, para valorizar o local escolhido, a cerimônia costuma ser de dia.

“A formalidade do look urbano não cabe nesses tipos de casamento. Ou seja, brilhos, saias com volume, saltos finos... Tudo deve ser deixado de lado”, explica.

 (Fotos: Getty Images, Emannuelle Junqueira [1] e Lucas Anderi [2]/ Divulgação)