Moda e Beleza

Removendo o protetor solar

Por Karen Bachini

Você só usa removedores para eliminar a maquiagem? Talvez a sua pele não esteja tão limpinha assim

Removendo o protetor solar

De todas as dicas de beleza que eu poderia dar para vocês, sem dúvida uma das mais importantes é o uso do protetor solar.

Eu sempre falo sobre isso aqui em Babble e no meu dia a dia, porque, além dele fazer com que a nossa pele fique bonita por mais tempo, previne o câncer e várias outras doenças que podem surgir por causa da exposição ao sol.

É claro que muita gente, infelizmente, ainda é negligente e não usa esse produto todos os dias, fazendo os retoques tão necessários ao longo do dia.

Mas se compararmos o número de pessoas que usava esse produto diariamente há 5 anos ao de pessoas que faz o uso correto hoje em dia, perceberemos que a variação é muito grande, o que prova que cada vez mais estamos conscientes que se proteger dos raios solares não é apenas uma questão de beleza, mas um benefício para a nossa saúde.

Mas será que todo mundo remove o protetor solar direitinho antes de dormir? A resposta para essa pergunta pode trazer algumas surpresas!

Hoje é cada vez mais comum o uso de produtos que oferecem mais do que proteção solar, com os BB e CC Creams (e todas as outras letras do alfabeto que estão surgindo rs). Muitas vezes preferimos utilizar produtos que suavizam os poros, hidratam a pele e colorem também, ao invés de investir apenas em FPS.

Em geral, quem usa esse tipo de produto acaba utilizando também outros itens de maquiagem (ainda que os mais básicos) e assim, no fim do dia, tem o cuidado de limpar a pele com demaquilante e sabonete. Esse é o processo correto.

Porém, as pessoas que não têm o hábito de se maquiar todos os dias também não têm uma rotina de limpeza da pele tão regrada, principalmente as que usam protetor solar sem cor, já que ao longo do dia a gente acaba esquecendo que ele está lá.

O problema é que esses produtos nem sempre são solúveis em água e, por isso, exigem cuidados especiais para que sejam removidos da pele de forma correta - e, assim, não obstruam os poros.

A remoção correta varia do produto: quem opta por protetores mais leves e, sobretudo, os que proporcionam a sensação de toque seco não precisam usar removedores especiais na hora de limpar a pele - água e sabonete costumam ser suficientes para eliminar os resíduos.

Porém, se você prefere os protetores mais potentes e com base oleosa, é necessário utilizar um demaquilante, de preferência também oleoso, para que o produto seja removido.

Por isso é que, muitas vezes, quando vamos à praia e aplicamos protetores resistentes à água no rosto, ficamos com aquela sensação pegajosa na pele mesmo depois de entrar no mar... Só um produto também oleoso é capaz de remover o protetor corretamente para que a nossa pele possa respirar limpinha.

Depois de aplicar o demaquilante você pode (e deve!) seguir a rotina normal de cuidados faciais, lavando o rosto, tonificando a pele e hidratando-a com os seus produtos favoritos.

O importante é não pular a etapa do demaquilante. Afinal, geralmente, não vemos a sujeira, mas mesmo as camadas mais finas de produto, quando não removidas de maneira adequada, podem fazer mal para os nossos poros.

(Foto: Arquivo pessoal)