Moda e Beleza

Sapato apertado? Aprenda como lasseá-lo

Jeitos simples e práticos para deixar aquele calçado novo confortável, sem machucar os pés

Sapato apertado? Aprenda como lasseá-lo

Quem nunca se deparou com aqueles sapatos lindos na vitrine da loja e, na hora de usá-lo, percebeu que eles ficaram apertados? Tentou até trocar, mas não conseguiu e se convenceu de que, conforme o uso, lassearia – o que nem sempre acontece... Pois saiba que o drama, entretanto, tem solução!

Alguns truquezinhos caseiros (ou não) que podem ajudar nessa hora. Porém, é preciso atenção. “Lassear o calçado funciona bem com certos materiais, como couro, que aceita esse tipo de interferência, sem danificar a matéria-prima”, comenta Joana Shin Papi, da loja Wishin.

Já os tecidos sintéticos e naturais (como alpargatas de algodão) costumam se adaptar bem ao formato do pé, sem necessidade de intervenção. “Eles costumam lassear apenas com o estiramento, sem precisar hidratar ou algo parecido”, acrescenta Joana.

A seguir, algumas maneiras de fazer sapatos apertados cederem, sem muito esforço.

Aposte no hidratante

A designer de sapatos Mariela Girotto dá uma dica bem simples e prática. Você deve passar hidratante corporal nos pés e colocar o novo par. Depois, precisa movimentar os pés dentro do calçado. Tente fazer isso várias vezes, aproveitando seu tempo livre. Assim, no dia em que for usar o par no dia a dia ou num evento especial, ele já estará lasseado. Ah! É importante ser hidratante neutro, sem cor, para não correr o risco de manchar a matéria-prima. E se o seu sapato for de couro, aproveite e passe um pouco do hidratante na parte interna e deixe agir por algumas horas antes de utilizá-lo. Para melhor resultado, aplique creme nos pés também.

Secador e um monte de meias

A blogueira e youtuber Thalita Ferraz tem outro método caseiro e sem muitos truques, para o qual são necessários um secador e várias meias grossas. Primeiro, vista as meias no pé até ficar bem apertado e volumoso. Em seguida, coloque o sapato que está apertado e aponte um secador de cabelo na temperatura quente para ele. Vá passando o secador ao redor até que o couro esquente. Repita esse processo por aproximadamente 10 minutos. Caso não funcione de primeira, repita o mesmo passo até perceber que ficou do jeito que queria. “Eu já testei várias vezes e deu supercerto. Mas tenha muito cuidado com o material do sapato, principalmente se forem sintéticos, pois a temperatura alta pode alterar o produto. Essa dica é melhor para couro”, avisa Thalita.

Jornal molhado ajuda

Essa técnica pode ser usada em qualquer tipo de material, segundo Thalita. Porém, atente-se à camurça, pois pode manchar. Você deve, primeiramente, umedecer o jornal com álcool ou água. Coloque-o dentro do calçado que deseja lassear. "O melhor resultado é sempre obtido com o álcool: depois que evaporar, o jornal expande e, consequentemente, alarga o sapato", comenta o youtuber. É sempre bom lembrar que, se a cor do forro for clara, esse procedimento pode manchá-lo, então prefira adotar a técnica em tons mais escuros.

Freezer reinventado

Já pensou que colocar seu sapato no freezer pode ajudar? Pois Thalita testou e deu certo. "É um jeito caseiro e fácil para lassear, mas eficaz para pequenas áreas de um calçado", avisa. Encha com água 1/3 de dois saquinhos plásticos de fecho hermético (tipo Ziploc®) e retire o ar que ficar dentro. Enfie os sacos nas partes que deseja alargar. No caso de botas, use jornal para preencher o espaço vazio até a altura que precisa ceder. Deixe o par dentro do freezer de 10 a 12 horas, até a água congelar. Por fim, espere cerca de 15 minutos para o gelo descongelar, facilitando assim a retirada do saco. O método funciona porque a água se expande quando congelada, esticando a peça. “Mas tenha cuidado, pois, com a retirada do saco, você pode molhar o sapato e manchá-lo”, lembra Thalita.

Amaciador versátil

Em casas especializadas, você vai encontrar o chamado “amaciador" ou "lasseador". Segundo Gian Pier de Caprio, proprietário da Sapataria Barone, em São Paulo, trata-se de um produto bem comum, que deve ser borrifado dentro do calçado pouco antes do uso. Ao agir, ele faz o sapato se moldar ao formato do pé. Há também uma espuma com ação similar, que pode ser usada várias vezes, até o resultado for o desejado. Só atente se sua peça aceita tais produtos.

Para evitar tudo isso...

Se quer fugir de toda essa situação, fique atenta na hora de comprar um novo par, a fim de adquirir um modelo que caiba certinho no seu pé.

Jonas Prass, técnico de desenvolvimento de materiais e novas tecnologias da Piccadilly, pontua que o melhor horário para ir à loja é no final do dia. “É quando os pés estão inchados. Assim, você encontrará o calçado com a numeração e a forma mais apropriadas para eles”, diz.

Detalhe: é importante que, na compra, sejam experimentadas as duas peças. Levante e ande para testar se ficou ok, pois há diferenças de tamanho entre nossos pés.

(Foto: Getty Images)